terça-feira, 9 de maio de 2017

UM COMENTÁRIO SOBRE ROGER DEAKINS E DENIS VILLENEUVE


Foi divulgado ontem o trailer de Blade Runner 2049, que é dirigido por Denis Villeneuve, um dos novos cineastas que mais admiro. O filme traz muita coisa pra comentar, mas, como sempre, prefiro esperar assisti-lo para falar sobre qualquer coisa com aprofundamento. Queria colocar aqui uma obervação para a qual gostaria que voltassem a sua atenção quando em contato com o filme, e que já pode ser notado pelo trailer, que é os resultados da parceria entre o diretor de fotografia Roger Deakins (veterano da área) e Villeneuve. 

Através dos anos, Deakins se tornou especialista em uma luz difusa e, curiosamente, de grandes contrastes, o que casa perfeitamente com o sub-gênero que gosto de chamar de neonoir - na minha crítica de Sicario, por exemplo, aponto como Deakins e Villeneuve se mantêm fiéis aos alicerces do noir, ao mesmo tempo em que atualizam os seus conceitos para o nosso tempo, incluindo subversões de arquétipos que podem soar ultrapassados, como a femme fatale, que lá surge como um homme fatale. A fotografia sendo um dos elementos mais característicos do movimento, torna-se curioso observar como Deakins e Villeneuve vêm trabalhando para imprimi-lo nos dias de hoje, quando, talvez, sombras alongadas e silhuetas muito marcadas seriam vistos como recursos farsescos demais. Trata-se então de atualização da linguagem de um gênero que marcou época, e acho que isso é o que torna isso tudo tão curioso.

Para exemplificar melhor pra quem pode não conhece, aqui vão algumas imagens marcantes que definem bem a fotografia do noir:


Relíquia Macabra (ou O Falcão Maltês, 1941)



















Pacto de Sangue (1944)















Crepúsculo dos Deuses (1950)













Pânico nas Ruas (1950)


















Mensageiro do Diabo (1955)



















A Marca da Maldade (1958)















E aqui vão algumas das imagens saídas das parcerias entre Roger Deakins e Denis Villeneuve:

Os Suspeitos (2013)



















Sicario (2015)
















Trailer de Blade Runner 2049 (2017)















Claro, é válido apontar que Deakins já vem exercitando esse estilo há algum tempo, só estou destacando com esse post o potencial que a sua parceria com Villeneuve tem de desenvolvê-lo. Seguem outros exemplos de suas incursões fotográficas noir (ou neonoir) antes:

Onde os Fracos não Tem Vez (2007)














O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007)


















Rango (2011)














007: Operação Skyfall (2012)


















Um comentário:

  1. Acho que Denis Villeneuve é um dos melhores diretores de Hollywood. Revisei a trajetória desse homem e me impressiona que os seus trabalhos tenham tanto êxito. Outro dos meus preferidos é Blade Runner filme completo por que usou elementos clássicos dos filmes do gênero. Você deve compartilhar também. Mais que filme de ação, esse filme é de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. Gostei muito da história por que não é tão previsível como outras. Recomendo, você vai gostar. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver. Para uma tarde de lazer é uma boa opção.

    ResponderExcluir