Com apenas 5 filmes na carreira, Darren Aronofsky já é um dos mais brilhantes diretores da atualidade. Começando com um projeto pequeno e patrocinado por amigos (PI), ele ganhou destaque com Requiem para um sonho, filme que traz o cantor Jared Leto, Jennifer Connelly e Ellen Burstyn como viciados em drogas e outras coisas. Depois de anos negociando finalmente com um orçamento reduzido ele traz Hugh Jackman e Rachel Weisz em busca da vida eterna no emocionante Fonte da Vida. Mas é com o papa oscar (pelo menos assim me pareceu) O Lutador que ele finalmente ganhou destaque nas premiações. E agora com Cisne negro e com o em desenvolvimento The Wolverine, é que o diretor começa a ganhar o coração do publico também.
Acima já listei a ordem cronológica em que foram lançados os filmes, abaixo ponho os filmes na ordem em que eu vi, só não citando Cisne Negro que já tem uma crítica aqui e breve terá uma análise.
O LUTADOR
Mickey Rourke traz a decadência de um valentão típico dos anos oitenta, interpretando Randy um lutador já velho que busca voltar ao hall da fama e sair do circuito independente e esquecido da luta livre. Ao mesmo tempo em que percebe que esta no fim da vida ele vai atrás de sua Filha com quem tem uma relação conturbada e de uma striper (Marisa Tomei) também decadente. Sendo assim o filme nos da uma perspectiva da queda de um estrelato movido por violências e sensualidades do mundo underground. E a Obsessão por achar algo ainda pelo que viver após esta onda.
Aronofsky estréia aqui sua camera de mão seguindo o personagem que nos põe na visão do mesmo, sendo assim, nós temos sua perspectiva moral e física. E é assim que o diretor quer, que nós estejamos no lugar destes personagens, que sintamos o que eles sentem e assim participando da história que nos é contada. O verdadeiro cinema se faz assim, eu penso. Ponha o espectador pra viver a história que você esta contando e você já ganha o mundo!
REQUIEM PARA UM SONHO
Na minha opinião uma das melhores retratações do mundo das drogas já feitas. O filme acompanha Harry e a mãe Sara (Jared Leto e Ellen Burstyn respectivamente) em seu caminho escuro através dos vícios de cada dia. Sara, conivente com os vícios do filho, é chamada para participar de seu programa de televisão favorito, para isso ela quer estar bonita e pretende entrar em um antigo vestido vermelho que tem, mas tera que emagrecer um pouco e parar com o vicío da "comilança" e tv o dia todo. Não conseguindo parar sozinha ela apela para um médico que lhe dê drogas para perder o apetite, e é assim que seus vícios entram em conflito, levando-a para um estado de total loucura. Enquanto isso, acompanhamos a história de Harry que junto com sua namorada (Jennifer Connelly) e seu amigo (Marlon Wayans ) pretende começar um negócio de drogas, não antes de se perderem em um mundo de alucinações e desgraça. A droga aqui é o fator que dá uma obsessão aos personagens confirmando a exploração do gênero, por diversos ângulos, do diretor.
FONTE DA VIDA
Contando três histórias diferentes (o que para alguns são três encarnações) , este emocionante drama fala da obsessão (novamente) na busca pela vida eterna. Contando a história de um conquistador espanhol (Hugh Jackman) do século XVI, que a pedido de sua rainha (Rachel Weisz) vai para o continente Americano em busca do que acredita ser o Éden, a fonte da vida eterna na terra. Enquanto isso acompanhamos a história de um cientista (Hugh Jackman) nos tempos atuais que procura pela cura do câncer para sua mulher que esta morrendo da doença. E também nos é contada a história de um cientista (seria astronauta?) do século XXVI que encontrou a solução da vida eterna em uma nebulosa para qual se dirige. No final Fonte da Vida é um filme sobre as buscas e obsessões e as vidas que elas nos custam. A visão mais otimista da obsessão que Aronofsky ja nos deu. Emocionante e tocante, não há como não refletir sobre os dilemas e questões existenciais levantadas pelo filme, que tem trilha e fotografia belíssimas.
PI
Genial e asfixiante, é como eu descreveria esta obra inicial do talentoso diretor em questão. A história traz Max, um talentoso matemático que visa descobrir um padrão na bolsa de valores. Perseguido por uma Firma de Wall Street que quer o padrão tanto quanto ele, e por uma seita religiosa Judaica que deseja obter através dos códigos o nome de Deus, ele se vê cercado de um mundo preto e branco, claustrofóbico e mais delirante a cada passo que ele dá em direção a resposta.
A obsessão de Max torna evidente o tema recorrente na filmografia de Aronofsky. A decadência física e psicológica do protagonista é mostrada como consequência de sua ambição, o levando a escolher entre a sanidade e saúde e a conquista do objetivo. Frio e calculista o filme é um Thriller com uma fotografia adequada para seus custos e com uma trilha alucinante que te faz enlouquecer junto ao personagem.
Links relacionados:
http://www.cinemacomrapadura.com.br/rapaduracast/?p=6116#comments edoltada para uma biografia de Aronofsky
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