segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SANTUÁRIO

TRAILER SANCTUM LEGENDADO

CUIDADO! FILME BOMBA!



     Como já disse antes, não vi tudo de cinema nem sei tudo, mas qualquer um que saiba apreciar o humor de Tarantino, as metáforas de Aronofsky ou que goste muito de qualquer diretor ou profissional do cinema e aprecie suas sutilezas, sabe reconhecer um filme ruim! Aqui está a minha primeira "crítica bomba".
    
     Santuário conta a história de um garoto, Josh, filho de um perito em exploração de cavernas que está desbravando a maior e ainda mais desconhecida caverna que existe (em algum lugar em Guiné se não me engano). Josh que não se da bem com o pai, desce na caverna com uma equipe, que inclui o magnata ex-senhor "borracha" do quarteto fantástico (Ioan Gruffudd, oh nome esquisito!) para levar materiais para a equipe em que esta seu pai. Ai começa aquela história ( "vai da m&rd@!"), cai uma chuva torrencial que já tava prevista mas que todo mundo ignorou (Jurassic Park?), e lava a caverna de cima à baixo com o pessoal lá dentro. Daí eles tem que achar um caminho alternativo pra sair do lugar que de repente é cheio de armadilhas naturais.



     Embora os trailers não mostrem, o filme é sobre uma relação pai e filho (bem fail pra falar a verdade) já bem batida, do filho que não se entende com o pai porque este da mais valor a seu trabalho do que pra ele, mas que no fervor da situação vão ter que aprender a trabalhar juntos contra as forças da natureza e pessoas que vão se corrompendo durante o filme perante a situação.
     Com atuações que chegam a ser constrangedoras em certos momentos (vide a reação da equipe quando um de seus integrantes morre afogado ao vivo em frente a câmeras), o filme não tem personagens e sim estereótipos, os quais você marca um por um quem vai morrer no começo, no meio e no fim.
     Tenho vergonha de dizer que o intérprete do pai de Josh (Frank) é Richard Roxburgh o (pra mim) eterno "The Duke" de Moulin Rouge (um dos meus filmes favoritos), que no musical se saiu tão bem como o vilão caricato, aqui entrega uma cara de mal humor sem nunca realmente irritar, com cara de dor sem nunca realmente passar que "sente muito", enfim em uma atuação estática de "temos que sair daqui!". Nem vale citar muito a atuação horrorosa (no estilo "papai não me ama!") do jovem ator (só no papel...) Rhys Wakefield que interpreta Josh.
     Com um elenco horrível, um roteiro que pena pra não ser constrangedor (e pra terminar, pois o filme é demasiado comprido para sua qualidade), Santuário acaba não tendo nada de carisma em uma história batida e desinteressante cuja técnica (tanto por trás como na frente das câmeras) só o arrasta pra baixo.
     Nem o 3D salva esta produção que nem vale pagar mais caro, pois não proporciona nada na técnica que está super popular, conseguindo na verdade piorá-la com seus efeitos especiais "ChromaKey descarado". James Cameron tem que ser mais seletivo quanto aos filmes em que deixa colocar seu nome.



NOTA: 1/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário