2012 acabou e o mundo não. Assim sendo, o Classe de Cinema escolheu alguns dos melhores e piores longas lançados em grande circuito este ano para que você possa fazer um balanceamento. Confira a lista de melhores do ano abaixo e não esqueça de deixar nos comentários a sua própria impressão do ano do ponto de vista cinematográfico, ou mesmo alguma obra que falte em alguma das listas! Amanhã, lançamos a lista dos piores.
O MELHOR:
Millennium - Os Homens que não Amavam as Mulheres
(este filme tem crítica postada, para ler clique aqui!)
O Artista
Vencedor do Oscar de melhor filme no começo do ano, O Artista, embora possua uma trama simples e de fácil entendimento, busca na homenagem, nostalgia e no saudosismo sua força e carisma. Apresentado na razão de aspecto 4:1, mudo e sem cores, o filme encontra em Jean Dujardin um protagonista cativante e muito expressivo, além de contar com uma trilha memorável de Ludovic Bource.
NOTA: 10/10
Drive
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Pina
Dirigido por Wim Wenders em homenagem a coreógrafa Pina Bausch, o longa caminha por algumas das mais belas, profundas e humanas criações de expressão da falecida artista. Sabendo usar o 3D de maneira exemplar ao deixar uma grande profundidade de campo na maior parte do tempo, Pina também se mostra esteticamente impressionante, graças a disposição dos intérpretes, dos ambientes escolhidos e das cores, sempre fortes e muito vivas (mesmo as mais escuras). A Câmera de Wenders também ajuda na imersão ao se comportar como um observador e nunca como um dos bailarinos, já que diferentemente da maioria dos longas, sua proposta não é tornar o espectador parte dos personagens, e sim fazê-lo subir ao "palco" e assistir de perto as obras da artista. NOTA: 10/10
Os Vingadores
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Carnage
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Na Estrada
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Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge
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Intocáveis
Um dos favoritos ao Oscar 2013 de filme estrangeiro, este longa francês conta a história real de um aristocrata tetraplégico que contrata um jovem da periferia para ser sua "babá". Bonitinho e fácil de se gostar, Intocáveis fez pelo mundo uma quantia absurda de dinheiro tornando-se o filme francês mais rentável da história, superando até mesmo o adorado O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Sua força sem dúvidas é a química da dupla de protagonistas, Philippe (François Cluzet, sósia do Dustin Hoffman) e Driss (Omar Sy), que apostam na clássica dinâmica do certinho burocrático e do desleixado "vida loka", que se não é inovadora ou surpreendente, ao menos funciona e carrega a frágil e clichê trama nas costas. Apostando no riso e na leveza, Intocáveis talvez seja um filme inteligente o suficiente para não sair de sua zona de conforto, e mesmo que isso lhe traga alguns pontos negativos, tais quais a falta de ousadia e originalidade, acaba também garantindo um longa divertido e carismático por inteiro.
NOTA: 8/10
Looper - Assassino do Futuro
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Ruby Sparks - A Namorada Perfeita
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As Vantagens de Ser Invisível
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Marcados para Morrer
Dois extrovertidos e competentes policiais compram briga com traficantes locais e tem suas vidas postas em risco. Essa é a sinopse simples de um filme ousado, visualmente chocante e baseado todo na dinâmica entre dois ótimos atores, Jake Gyllenhaal e Michael Peña. A princípio se apresentando como um destes filmes found tapes, onde acompanhamos a ação a partir de câmeras dentro do filme, logo o filme revela este apenas como um de seus aparatos para manter uma certa intimidade com as figuras em tela, e assim logo investe em planos claramente filmados por câmeras fora da trama. A dupla merecia no mínimo, uma indicação para ator cada.
NOTA: 9/10
Argo
Dirigido por Ben Affleck, Argo demonstra competência ao explorar a crescente tensão (e rápidas tiradas de humor entre a ótima dupla de produtores) em uma trama repleta de politicagens e fatores burocráticos, o que por si só já seria uma conquista. Ainda sim, o filme conta com uma recriação de época perfeita, sequências de suspense torturantes (algumas forçadas, mais ao final) e boas performances de seu elenco que além de contar com o próprio Affleck, também tem Bryan Cranston, John Goodman e Alan Arkin.
NOTA:8/10
As aventuras de Pi
Ainda que possua certos problemas de ritmo graças a uma montagem repleta de transições em 2D descabidas, o novo filme de Ang Lee constrói a "amizade" entre o protagonista Pi (Suraj Sharma) e o tigre Richard Parker de forma tocante e divertida. E no aspecto técnico, Parker representa uma das criações digitais mais perfeitas já vistas em tela por este que vos escreve, ao ponto de ser imperceptível (mesmo!) quando trocam o tigre de verdade, por aquele refeito em computação gráfica. E só por isso, o longa mereceria a conferida, mas ele ainda conta com a performance incrível Irrfan Khan como a versão adulta de Pi que traz para o personagem o peso das filosofias que joga para o espectador.
NOTA: 8/10
Ted
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Amanhã confira a lista dos piores do ano segundo o Classe de Cinema. E lembrando que a lista não contém filmes não assistidos pelo blog e que por isso, talvez alguns filmes que entrassem nesta lista, tais quais Eu Receberia as Piores Notícias de seus lindos Lábios, Holy Motors e Amour, não estão presentes nela.
A lista dos piores?
ResponderExcluirOi querido, obrigada pela visita.
ResponderExcluirPois é, depois que li Marina fiquei louca pra ler os outros livros dele. Pena que falta tempo para tantos né. Mas com certeza já estão na fila.
Aproveite as férias da facul e leia Marina, pq é tão fininho que é mto rápido e gostoso de ler.
Bjokas, Mi
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