domingo, 14 de julho de 2013

HANS ZIMMER EM DOSE DUPLA



     Nesta sexta-feira dia 12 de julho, entraram em cartaz nos cinemas brasileiros simultaneamente os filmes, O Cavaleiro Solitário e O Homem de Aço, dois longas que tiveram suas trilhas compostas por Hans Zimmer. Um deleite para os fãs do compositor, assim como eu mesmo. Tanto que o Classe de Cinema aproveitou para fazer uma pequena coletânea do trabalho do músico, que você confere no fim da postagem.

     Em comparação com John Williams, outro grande e famoso compositor (que atualmente não tem apresentado o talento de outrora, infelizmente), Zimmer não é tão marcante. Você não sai cantarolando seus temas, por exemplo. Mas isso de maneira alguma serve como demérito ao músico já que suas trilhas obviamente não se dedicam a tal propósito. Acontece que o público está acostumado a terceirizar o papel do som no cinema, e no que se trata da trilha sonora de um filme a maioria costuma pensar que ela tem apenas a função de comentar o que está acontecendo em tela, e se possível, criar um tema cantarolável para embalar os momentos chave. E é isso que Williams faz, por exemplo, e outra vez isso também não é nenhum demérito quando feito com talento. 
     Acontece que Zimmer não se propõe apenas a comentar os filmes de que participa, afagando o ego de uma obra enquanto a ostenta com seu trabalho. Não, o compositor cria trilhas que não se satisfazem em ser um belo plano de fundo, e que sim, às vezes são personagens tão marcantes e importantes quanto aqueles que vemos em carne e osso. Suas faixas não são comentários, elas possuem sempre um tom mais evocativo (e acho que esta é a palavra chave quando se fala de Zimmer), que busca trazer emoções do espectador para as cenas que sonorizam, ao invés de dar a eles sugestões de quais sentir. 
     Agora, é verdade que não é sempre que o compositor está inspirado, seu trabalho em Madagascar e no próprio O Cavaleiro Solitário deixam muito a desejar. Do mesmo jeito, nem sempre os longas dos quais participa acabam por serem bons filmes, ainda que quase sempre seu trabalho seja admirável, como em Rei Arthur, por exemplo.

Dito isso, confira abaixo a lista:


O REI LEÃO




GLADIADOR (Aqui em parceria com Lisa Gerrard)



SPIRIT - O CORCEL INDOMÁVEL



BATMAN BEGINS (Trilha composta em parceria com James Newton Howard)



BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS (Trilha composta em parceria com James Newton Howard)



BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE



PIRATAS DO CARIBE - O BAÚ DA MORTE



PIRATAS DO CARIBE - NO FIM DO MUNDO



A ORIGEM



O CÓDIGO DA VINCI



ANJOS E DEMÔNIOS



SHERLOCK HOLMES 2 - O JOGO DE SOMBRAS


RANGO



HOMEM DE AÇO



O ÚLTIMO SAMURAI




PEARL HARBOR




CONDUZINDO MISS DAISY




A ROCHA



THELMA & LOUISE




AMOR À QUEIMA ROUPA




LÁGRIMAS DOS SOL




REI ARTHUR




Nenhum comentário:

Postar um comentário