terça-feira, 8 de março de 2011

BREVES COMENTÁRIOS SOBRE O OSCAR

    


     Sem muitas surpresas, e um tanto sem graça a cerimônia deste ano caiu na mesmice, sem se esforçar em ser um prêmio original, a academia não inovou nem nas atrações de palco.
     Anne Hathaway até que se esforçou e foi carismática, mas James Franco estava estático sobre o palco, vítimas das piadas infames que lhes foram escritas, os apresentadores deste ano passam despercebidos sem deixar uma marca na noite.



     Porém, em meio aos Humpf que ocasionalmente provocavam, eles cederam o palco a figuras muito mais carismáticas e marcantes. E quem roubou a noite foi Kirk Douglas, essa lenda viva, com seus noventa e poucos anos, sobre uma bengala e com dificuldades na fala por decorrência de um derrame, foi mais engraçado e carismático nos quatro minutos e pouco que ficou sobre o palco, do que a dupla de apresentadores durante toda a cerimônia, apresentando o prêmio de atriz coadjuvante, tirou sarro, e fez suspense na hora de abrir o envelope, irreverente jogando-o no chão depois de usá-lo, e ainda saiu abraçado na vencedora Melissa Leo que usava sua bengala.



     Quanto aos vencedores, como eu havia previsto na crítica abaixo, Bravura Indômita saiu de mãos abanando, justamente porque a academia não lhe devia nada e sim aos outros concorrentes. Os prêmios para Ator, Atriz, e Coadjuvantes não surpreenderam e foram muito merecidos, Melissa Leo está fantástica em O Vencedor e já estava na hora de premiar o Batman... Digo o Bale. Não preciso dizer que Firth merecia muito assim como Natalie Portman.
     Quanto aos prêmios técnicos, A Origem saiu dominando merecidamente, ainda vai chegar a vez de Nolan brilhar no Oscar, só achei injusto não haver uma indicação pra ele em melhor direção. Outra coisa é Alice No País Das Maravilhas ter levado os prêmios de direção de arte e figurino, quanto ao último até que tudo bem, mas direção de arte? com Harry Potter concorrendo? depois de dez anos eles insistem em ignorar o trabalho incrível que é feito a mão nesta série, e continuam premiando o sempre premiado Tim Burton que mais usa efeitos digitais em seus cenários do que realmente faz. Mas acho que até entendo, eles vão fazer como fizeram com O Senhor Dos Anéis e dar os prêmios pro último filme.

 


     O resto da noite foi sem surpresas como já disse, com a ressalva que eu ainda acho a trilha sonora de A Origem pelas mãos do sempre genial Hans Zimmer melhor que a vencedora trilha de A Rede Social. Agora em relação ao prêmio mais injusto da noite, o de direção. O que dizer deste desconhecido Tom Hooper ganhar de melhor diretor? ele realmente fez um bom trabalho em O Discurso do Rei e está de parabéns por isto, mas ganhar de melhor diretor? com David Fincher concorrendo? Com Aronofsky concorrendo? por favor... Quem sustenta o filme é o ótimo roteiro de David Seidler e as interpretações fantásticas de Firth, Carter e Rush, não a direção do filme que não é nada mais do que adequada! Agora ignorar a direção de A Rede Social, Cisne Negro ou Bravura Indômita? direções que estão nas mãos de gênios já premiados como os Irmãos Coen ou de outros ainda não premiados como Fincher que vem merecendo cada vez mais a estatueta, ou Aronosfky que se mostra simplesmente genial em todos os seus trabalhos! realmente injusto fazer a dobradinha Filme/Diretor este ano.



     Com A Origem levando os prêmios merecidos junto com A Rede Social e com O Discurso Do Rei levando merecidos e não merecidos pra casa a cerimônia erra mais uma vez na minha opinião ao dar o Oscar para um filme que esta em sua área de segurança, ou seja uma história leve, baseada em fatos reais, com boas interpretações, mas sempre se mostrando sem culhões para dar o prêmio para um filme mais dark como Cisne Negro que com certeza merecia, ou uma animação fantástica como Toy Story 3.
     Esperemos que no ano que vem academia venha com mais surpresas e inovações e com um apresentador só né.             


Um comentário: