sábado, 14 de julho de 2012

ESPECIAL BATMAN: PARTE 1

     Faltando pouco menos de duas semanas para a estreia de Batman - o Cavaleiro das Trevas Ressurge nos cinemas, o Classe de Cinema está começando seu especial para um dos filmes mais aguardados do ano. Começando pelo mais básico, a campanha de marketing do filme, até vídeos falando sobre os longas anteriores, não só do herói, mas também do aclamado diretor Christopher Nolan, as matérias vão se dedicar a preparar o terreno para a chegada do novo filme do morceção nas telonas. Então fiquem ligados no Classe de Cinema, que agora tem página no Facebook (curtam lá!) http://www.facebook.com/ClasseDeCinema.


Fiquem aí com a Parte 1, a divulgação.



     Ano passado, nesta mesma época para falar a verdade, chegava aos cinemas o fim da saga Harry Potter. Produzido pela Warner, a campanha de divulgação do filme foi massiva, liberando mais de trinta posteres, quatro trailers e intermináveis clipes e propagandas do longa para a televisão. Tratava-se de uma franquia que tinha seu sucesso garantido e a liberação de tamanho material de marketing foi mais para saciar os fãs e criar a expectativa necessária para tornar a estreia num evento, do que pela necessidade real de divulgar o longa e assim atrair um público para o mesmo. Eis que a Warner repete sua fórmula na campanha deste novo Batman, começando tímida, lançando um ou dois posteres e algumas fotos de set, para então, engrenar e lançar banners, posteres individuais e mais trailers. Claro que com a mão de Nolan por trás do projeto, não saíram trinta posteres do filme, já que o cineasta, com muito mais controle sobre seu filme do que David Yates tinha sobre seu Harry Potter, conseguiu, em meio ao frenesi na produtora, segurar as rédeas, ainda que seja possível saber bastante sobre o longa nos vídeos e nas artes lançadas. Aliás, diga-se de passagem, coisa parecida deve ocorrer ao O Hobbit de Peter Jackson que também tem a dona Warner sobrevoando sua cabeça.


     Vieram então os primeiros posteres em formato "teaser", que em linguagem popular é uma "palhinha" do que está por vir.

  


     Junto com os posteres chegava o Teaser Trailer, que nos mostra o personagem de Gary Oldman, o comissário Gordon pedindo a Batman que ressurja (Rise!).



     O pôster seguinte, uma simples reinvenção daquele primeiro lançado, acabou se tornando o pôster padrão que foi distribuído pelas praças de exibição mundo à fora e que provavelmente se tornará a capa do DVD/BD mais tarde.


     Até ai foram lançado o segundo e o terceiro trailers do filme. E Nolan mostra seguir uma linha ao inserir em seus trailers pelo menos uma cena icônica catastrófica que deixa seus fãs malucos. Em Batman - O Cavaleiro das Trevas era a cena do caminhão virando, em A Origem a cena das ruas de Paris se dobrando uma sobre as outras, aqui, no segundo trailer, vemos um campo de futebol do time de Gotham implodir levando consigo quase todos os jogadores.



     E entre um e outro, houve uma verdadeira enxurrada de posteres solos e banners que seguem abaixo.



















     E mais recentemente saiu então um quarto trailer, mais descontraído que os anteriores e um tanto desnecessário, receio.


     E mais três posteres especiais, um para as salas de exibição IMAX, outro da Mulher Gato e um último de Bane estilizado. 




     E para terminar, pelo menos até o dia de hoje, foi lançado um banner muito bonito que ilustra a vinda de Bane do submundo para as ruas de Gotham City.


     Aguardem a Parte 2 que contará com um vídeo sobre a carreira do diretor Christopher Nolan!

Nenhum comentário:

Postar um comentário