terça-feira, 24 de julho de 2018

DETALHE MÁGICO :: HARRY POTTER


Na semana passada, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 completou 7 anos de lançamento - e já vão quase 17 anos desde o primeiro. Aproveitando a data, lembrei desse (não tão) pequeno detalhe do qual eu gosto bastante, e que pode passar despercebido.
Na primeira vez que eu assisti a RdM-Pt2, achei bem estranho essas escadarias cruzadas que nunca tinham aparecido antes, e fiquei especialmente intrigado pensando por que Stuart Craig (que assinou o design de produção de todos os 8 filmes) criaria um novo cenário em Hogwarts agora na última parte. E ainda, por que J.K. Rowling, já produtora executiva da série, iria permitir isso?



Foi aí que eu percebi que eles não tinham feito tal coisa. Inclusive, este é um dos cenários mais famosos de Hogwarts: são as escadas que mudam de lugar. Mas como? Por que elas estão paradas e não alterando sua posição aleatoriamente (e às vezes de forma temperamental) como faziam antes? Aí que entra a beleza desse "detalhe".


As escadas assumiram essa forma ordenada de progressão geométrica depois que os Comensais da Morte tomaram o controle de Hogwarts e impuseram uma ordem quase militar à escola. Da mesma forma, as escadarias, antes imprevisíveis, mágicas e cheias de vida, assumiram uma forma mais dura, mais ampla e custosa de galgar, assim como são agora menos aconchegantes e mais ordenadas - bastante austeras.




As pessoas normalmente pensam que só os filmes "cult" ou mais fora da curva é que gostam de usar esses recursos na narrativa. Pois "esses recursos" não são nada mais do que simplesmente Cinema. E aqui tá mais uma prova de como qualquer potencialidade do audiovisual, seja o design de produção (como aqui), seja o figurino, a trilha, efeitos sonoros, fotografia, montagem etc., pode ser usada para complementar e contar mais da história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário