Meryl Streep, ponto. Não deve haver outra vencedora. Eu acho bom? Não exatamente, A Dama de Ferro não é lá essas coisas, mas Streep é querida pela Academia e pelo público e esta me parece sua chance de finalmente vencer o premio outra vez depois de tantos anos. Eu Adoraria ver Rooney Mara ganhar, na verdade, seria o correto, sua performance em Millennium é magnífica, mas não me importaria de ver Viola Davis no palco pelo terrível Histórias Cruzadas.
MELHOR ATOR:
Jean Dujardin dá um show ao encarnar o canastrão protagonista de O Artista, todos se renderam a essa encantadora produção. Dujardin deve sair vitorioso e merecidamente. Não me importo de ver Gary Oldman discursar e até seria uma grata surpresa.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:
Putz.... Aqui quem deve vencer pra que eu arranque minhas tripas pela boca é Octavia Spencer muito injustamente por Histórias Cruzadas. Jessica Chastain está indicada pelo mesmo filme tão injustamente quanto a outra, merecia figurar nessa lista (e vencer) por A Árvore da Vida. Reclamações a parte, acho quem eu gostaria de ver subir ao palco seria Melissa McCarthy por Missão Madrinha de Casamento.
MELHOR ATOR COADJUVANTE:
Christopher Plummer deve receber este aqui, mais pela carreira do que por qualquer outra coisa. Minha escolha teria sido Branagh.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL:
Meia Noite em Paris. Todos adoram Woody Allen e este deve ser o único prêmio que poderão dar ao seu filme de maior sucesso. Agora, não seria surpresa se O Artista fosse o vencedor, começando sua consagração como grande vencedor da noite.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO:
O despercebido pelo público O Espião que Sabia de Mais deve ganhar este. Já ganhou outros prêmios nesta categoria e é o favorito, mas eu não descartaria a chance de Os Descendentes receber seu único prêmio aqui (injustamente diga-se de passagem).
MELHOR FOTOGRAFIA:
A princípio eu diria que Millennium fosse o vencedor óbvio nesta categoria, mas daí tenho que olhar pra baixo e ver que Emmanuel Lubezki está indicado por A Árvore da Vida. Pronto, não há o que dizer, ele já é o vencedor. Qualquer outro seria injustiça, ainda que todos os outros indicados (com exceção de Cavalo de Guerra) sejam merecedores.
MELHOR TRILHA ORIGINAL:
Minha aposta teria sido em Hans Zimmer pela soberba trilha de Rango, mas como o compositor abriu mão de suas indicações este ano, aposto no favorito Ludovic Bource por O Artista que tem uma trilha encantadora e marcante, cumprindo seu papel como personagem dentro de um filme que depende e muito dela.
MELHOR ANIMAÇÃO:
Rango. Porque sim e deu. Nenhum dos outros concorrentes chega na sola do sapato da qualidade técnica ou dramática desta animação.
MELHOR MONTAGEM: Millennium ou O Artista. Acho injusto se Hugo ganhar (sua edição é irregular).
MELHOR MAQUIAGEM: Harry Potter ou a Dama de Ferro. Harry Potter deve ganhar, afinal seria o primeiro Oscar de toda a franquia e seria merecido.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: Hugo Cabret é o favorito e merece. Acho que Stuart Craig deveria ganhar por Harry Potter, não só pelo último filme mas por todos os outros também.
MELHOR EFEITOS VISUAIS: Harry Potter e Planeta dos Macacos - A Origem. Um dos dois. Pelo mesmo motivo das duas anteriores acho que Harry Potter deveria ganhar. Mas Não ficaria triste de ver os macacos ganharem, os efeitos são espetaculares.
MELHOR FIGURINO: Hugo Cabret, talvez O Artista.
MELHOR EDIÇÃO DE SOM: Hugo Cabret.
MELHOR MIXAGEM DE SOM: Millennium.
E voltando para finalizar os prêmios mais esperados da noite.
MELHOR DIRETOR:
Michel Hazanavicius. É costume conhecido da Academia premiar filme e diretor juntos. Assim O Artista deve ser aplaudido nesta categoria antes de finalizar com chave de ouro a noite.
MELHOR FILME:
Enfim, o grande vencedor deve ser afinal O Artista, merecidamente. Minha opção seria por A Árvore da Vida que sem dúvidas é o grande filme do último ano, mas claro que sua recepção irregular por parte do público e crítica o deixa com zero chances de levar o prêmio, figurando na lista de indicados apenas por consideração. Me deixaria muito p... da cara (com perdão do palavreado) se Histórias Cruzadas, Cavalo de Guerra ou Os Descendentes ganhasse o prêmio, nenhum deles merece sequer estar nesta lista, quanto mais subir ao palco para receber o premio mais cobiçado da noite.