domingo, 29 de setembro de 2013

BREAKING BAD - MELHORES MOMENTOS


     Não vou esconder, me tornei um fã declarado de Breaking Bad, que hoje, quase empatando com Lost em primeiro lugar, considero uma das melhores séries de drama já feitas. Neste domingo, dia 29 se setembro de 2013, vai ao ar o último episódio da última temporada do seriado que me levou a conhecer a transformação do pacato professor de química Walter White, em Heisenberg, um senhor do crime de sangue frio, manipulador e brilhante. Tendo em vista este tom nostálgico que permeia os sentimentos dos fãs às vésperas deste lançamento, decidi fazer uma lista dos dez melhores momentos da série, que logo se tornaram os vinte melhores, e se não me censurasse, não demoraria muito mais até serem os cem melhores momentos. E garanto que haveriam sim, cem para citar. O que é só um dos fatores que fazem/fizeram (?) desta experiência algo tão marcante e delicioso de se acompanhar. A série foi perfeita durante cada segundo de sua duração? Não. Mas até mesmo nosso protagonista ficava feliz com "apenas" 99% de pureza em seu produto, portanto, seguem abaixo os meus momentos favoritos deste refinado lote azul e quase 100% puro que é Breaking Bad. Não deixe, é claro, de postar nos comentários abaixo os seus momentos favoritos e qualquer um que você acha que merecesse estar aqui -ou que não mereciam.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

R.I.P.D.


     Como qualquer um já poderia prever pelos trailers, R.I.P.D. é exatamente o que parece ser. Um Homens de Preto do mundo sobrenatural, só que sem metade do carisma que fazia do longa estrelado por Will Smith e Tommy Lee Jones tão divertido. Há aqui uma ou duas referências à Brazil de Terry Gilliam e uma mais clara à Doutor Fantástico de Stanley Kubrick, quando recriam a famosa cena do Cowboy montado sobre a bomba enquanto esta cai de um avião. Só que no caso, temos o pistoleiro Roy (Jeff Bridges) montado sobre Ryan Reynolds enquanto caem de um prédio. E convenhamos, ter Ryan Reynolds no meio das pernas não é assim tão diferente de estar montado sobre uma bomba (Cof cof... Lanterna Verde).

ESTREIAS DA SEMANA (27/09/2013)


     Chega nesta sexta-feira aos cinemas os filmes R.I.P.D., Família do Bagulho e O Tempo e o Vento. Eu comentei cada um deles brevemente no Estreias da Semana de hoje, confira!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ESTREIAS DA SEMANA (20/09/2013)



     Nesta segunda edição do Estreias da Semana, eu comento brevemente os filmes Elysium, O Tempo e o Vento e As bem-Armadas, confira abaixo!




quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O TEMPO E O VENTO

 

     O Tempo e o Vento é uma produção ousada, sem dúvidas, pois não só adapta a importantíssima e cultuada obra de Érico Veríssimo (que não li), como também aposta muitas fichas em um drama de época nacional, algo bem diferente das habituais comédias produzidas por nosso cinema (estas cada vez piores), que ao menos garantem o retorno de verba. Produzido pela Globo filmes e pela Downtown filmes, o projeto é claramente feito para se tornar posteriormente uma minissérie da rede Globo, assim como sucedeu a Chico Xavier e O Bem-Amado recentemente, por exemplo. Algo que obviamente prejudica o material quando posto em forma de longa-metragem, seja por sua fotografia muitas vezes televisiva ou pela montagem que claramente corta grandes nacos de sua narrativa para encaixá-lo nas costumeiras duas horas de duração. E no fim, o produto que não foi pensado como um filme, gera um apenas mediano.

ÚLTIMOS DOIS EPISÓDIOS DE "BREAKING BAD" SERÃO MAIS LONGOS



     Peter Gould, co-produtor executivo e roteirista do seriado Breaking Bad confirmou através de sua conta no Twitter que os dois últimos episódios da quinta e última temporada da série serão um pouco mais longos do que o normal. Ao invés da média de quarenta e cinco minutos, os episódios terão em torno de setenta e cinco, com comerciais, ele adverte. O que calculo é que cada um dos dois últimos segmentos de Breaking Bad, Granite State e Felina, tenham em torno de uma hora bruta de duração. Uns minutinhos a mais para nos despedirmos desta que vem se mostrando uma série imperdível e admirável em todos os seus quesitos.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

INVOCAÇÃO DO MAL


   A verdade é que, Invocação do Mal, novo filme de terror dirigido por James Wan (que tem provado sua competência através de projetos como Jogos Mortais e Sobrenatural), está repleto de clichês do gênero, desde os brinquedos assustadores, passando pela criancinha esquisita da família que fala com os espíritos, até aquela olhadinha no espelho que revela um sustinho escondido no canto. Mesmo a estrutura do longa é formuláica e repete os arcos explorados à exaustão por todos os filmes da franquia Atividade Paranormal, que consiste basicamente em começar aos pouquinhos, com um pé sendo puxado aqui, uma porta batendo ali e um vulto passando acolá, para chegar ao final então já sem medo de mostrar os espíritos/demônios e outras entidades que estejam atormentando os nossos protagonistas. Ainda assim, Invocação do Mal se mostra suficientemente inteligente para reconhecer seus lugares comuns e aproveitá-los a seu favor, fazendo do exemplar de terror, um filme que realmente assusta.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

ESTREIAS DA SEMANA (13/09/2013)

    Nesta primeira edição eu comento as principais estreias da sexta-feira dia treze de setembro, como Rush - No Limite da Emoção, Invocação do Mal, Aviões, Dose Dupla e Lovelace. Confira o vídeo abaixo!

     Não deixe de comentar, curtir e assinar o nosso canal.




quarta-feira, 11 de setembro de 2013

RUSH - NO LIMITE DA EMOÇÃO



     Ainda que tenha realizado bons trabalhos no passado, tais como Apollo 13 e Uma Mente Brilhante (entre os mais conhecidos), o diretor Ron Howard nunca possuiu uma identidade visual bem estabelecida, e na maioria das vezes a qualidade de seus filmes está diretamente ligada aos roteiristas que os escrevem. Assim, é até um alívio ver o nome de Peter Morgan nos créditos do filme, já que seu trabalho anterior junto ao diretor foi o ótimo Frost / Nixon. Aliás, escrever bons roteiros baseados em fatos reais parece estar se tornando um tipo de especialização para Morgan, que no passado também escreveu os roteiros de O Último Rei da Escócia e A Rainha. Porém, conforme avançamos na trama de Rush, descobrimos que desta vez Howard, sim, apresenta certa estilização visual que em meio a maioria de seus trabalhos se destaca através de planos inventivos e de uma montagem frenética e acertada. E é justamente no roteiro que acaba residindo o elo mais fraco do projeto, já que o texto de Morgan parece ter preguiça de começar o longa, de aprofundar seus personagens, e por fim, de terminar o filme.

ELYSIUM


     Nesta que é sua segunda empreitada cinematográfica, o diretor Neill Blomkamp traz de volta a temática que já havia explorado no seu excelente Distrito 9, a separação e a marginalização de uma espécie, remetendo outra vez ao apartheid, um triste evento na história humana que o cineasta, nascido na África do Sul, parece conhecer bem. E se lá no longa dos alienígenas a segregação se dava então em Joanesburgo, o que colocava a metáfora muito mais próxima da trama, aqui, o também roteirista Blomkamp parece apenas ter aumentado a analogia para uma escala planetária.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

DIA DO SEXO - LISTA DE 10 FILMES


     No dia do sexo (convenientemente o dia 6/9), o Classe de Cinema resolveu listar dez bons filmes sobre o tema, que abordam a sexualidade e/ou o ato sexual de forma única, criativa e memorável. Tentamos fazer uma média entre filmes consagrados e outros menores que merecem ser descobertos ou redescobertos. Claro que deixamos muitos títulos maravilhosos de fora e por isso há uma relação de outros filmes ótimos (ou não!) sobre o assunto no fim do post. Enquanto isso, curta o nosso top dez e comente se você concorda ou discorda e quais filmes você acha que deveriam estar nesta lista.




Merecem ser citados também::

Kids
Carne Trêmula
Ata-me
A Lei do Desejo
A Pele que Habito
Império dos Sentidos
Notas Sobre um Escândalo
Calígula
Instinto Selvagem
9 1/2 Semanas de Amor
Cisne Negro
Kinsey - Vamos Falar de Sexo
Deuses e Monstros
Garotos de Programa
9 Canções


Observação: No 7º lugar está escrito "profesora" ao invés do correto "professora". Foi um erro de digitação que infelizmente não pode ser concertado já que este que vos escreve não salvou o projeto no Photoshop... Dã! Um erro que não cometerei de novo, prometo, desconsiderem, por favor. Agradecido, Yuri.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

TRAILER: "ROBOCOP" DE JOSÉ PADILHA


     Dirigido por José Padilha, o remake de Robocop acabou de ganhar o primeiro trailer. Sei que é cedo para dizer qualquer coisa, mas achei a direção um pouco genérica, o que talvez tenha a ver com a pressão que o diretor relatou sofrer na direção do longa. Fora isso, já é possível captar várias referências ao filme original. Morto ou vivo, confira abaixo!

BRAINSTORM ROOM - 1: "Homem de Aço"


Isso é Brainstorm Room!

Está no ar o primeiríssimo episódio da web-série/vlog/esquete/curta do Classe de Cinema. idealizada e escrita por este que vos escreve juntamente com o querido colaborador Guilherme Pires Caron, os vídeos vão girar em torno dos produtores de cinema Érico (Ariel Santos), Regina (Juçara Gaspar) e Alex (Vitório Beretta), que se reúnem regularmente em uma sala de reuniões para discutir novos roteiros, acrescentando aqui e ali suas visões únicas, chegando sempre a versão final dos filmes como os conhecemos, neste exercício de crítica, comédia e comentário cinematográfico. Neste episódio piloto os produtores discutem o filme Homem de Aço, confira!



O próximo episódio será sobre o filme Círculo de Fogo, mas só continuaremos a fazer os vídeos (e melhorá-los!) caso tenhamos um bom retorno, então não esqueça de deixar seu comentário, e se aprovar o nosso pequeno trabalho, assine co canal do Classe de Cinema e compartilhar o link do vídeo!