Este ano vai! Mais uma vez estou
aqui, arriscando a minha credibilidade pra tentar dar uma prévia do que deve
ser esse que é o mais cobiçado reconhecimento do cinema mundial: a minha nota.
Tá, ok, é o Oscar – mas um dia a gente chega lá.
Depois de estabelecer uma média
de acertos que, na pior das hipóteses, tem sido razoável nos últimos anos, volto
a listar aí em baixo, naquele velho esquema, quem deve levar o quê. Não que
essa edição esteja difícil de prever, afinal, na dúvida, aposte em La La Land – mesmo se for para Melhor
Curta Documentário. O musical tem vários carequinhas dourados caindo na sua
mão, e outros tantos se fazendo de difíceis, mas que no final devem acabar
cedendo aos charmes do filme de Damien Chazelle.
O que me deixa um pouquinho (mas
só um pouquinho mesmo) triste, pois, embora goste muito do longa-metragem em
questão, sou mais fã de A Chegada,
cujo timing, infelizmente, já chegou e foi embora – vide a notória ausência de
Amy Adams entre as indicadas a Melhor Atriz. Aliás, que ano difícil para se
eleger apenas uma performance feminina forte, assim, além de Adams, a categoria
acabou deixando de lado Sônia Braga (Aquarius), Sandra Hüller (Toni Erdman),
Annete Bening (Mulheres do Século 20), Taraji P. Henson (Estrelas Além do
Tempo), e a lista segue.
Outra curiosidade é o número de
filmes indicados em categorias “menores” e que são, como obras, muito
superiores a alguns daqueles indicados a Melhor Filme, e Um Limite Entre Nós e Lion,
por exemplo, poderiam facilmente dar lugar a títulos como Silêncio, Elle, Mulheres do Século 20, A Tartaruga Vermelha, Toni Erdman, A 13ª Emenda, Animais
Noturnos, O Lagosta, Capitão Fantástico e, aqui também, a
lista segue.
Até o Último Homem é outro que poderia estar de fora da premiação
como um todo. É ruim? Não, é um ótimo filme, mas infelizmente está cercado pela
personalidade de Mel Gibson que, assim como os ideais de seu longa-metragem,
propaga mensagens que propiciam um ambiente favorável ao conservadorismo – e se
o filme ou Gibson ganharem algum espaço de fala ou reconhecimento, não vai ser
nada bom, com Trump fechando aí seu primeiro mês de mandato já com altas
confusões no currículo.
Enfim, ponderações feitas, vamos
ao que interessa:
MELHOR FILME:
QUEM DEVERIA GANHAR: A
Chegada, ora, que dúvida! Um filme que fala sobre os potenciais de união da
linguagem dentro de uma trama de ficção-científica que usa, veja só, da própria
linguagem pra traduzir seus conceitos? O eu otimista acredita que ainda existe
alguma chance desse jovem clássico sair campeão, mas né, here’s to the fools who dream...
QUEM VAI GANHAR NA REAL: ...porque nós sabemos que essa estatueta
já tá na mão de La La Land, pra fúria
de muita gente. Já eu, gosto muito do filme (por favor, não pare de ler aqui
por causa disso) e, aparentemente, a Academia também. Além do mais, ele levou
os principais prêmios até aqui, como o DGA, o PGA e o BAFTA (Globo de Ouro é
piada, não dá pra contabilizar), e com suas 14 indicações aqui, já tirou a
noite de letra.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Moonlight,
que é uma obra delicada que evoca temas poderosos, além de extremamente
necessários nos debates da nossa atualidade – premiá-lo, aliás, seria o oposto
de premiar Até o Último Homem.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Até
o Último Homem, claro. O estranho desse ano é que, o filme que eu menos
quero ver ganhando aqui, não é o que considero o pior. Como expliquei antes,
dar esse espaço de reconhecimento para Mel Gibson e seu filme seria muito
nocivo, e incorporaria mais um discurso conservador à atmosfera já retrógrada
em que estamos vivendo hoje no mundo. Sim, ficaria mais feliz (ou menos
revoltado, como preferir) de ver Lion,
por exemplo, como Melhor Filme, do que esse outro – aliás, se Lion vencesse também mandaria alguém se
foder, provavelmente os Weinstein. “Mas Yuri, tem chances desse Lion, que eu nem vi, ganhar alguma
coisa?”, bom, Oscar é publicidade e politicagem, e os irmãos Weinstein,
produtores do filme, são famosos por emplacarem as suas apostas, então segue
uma imagem aí, e você me diga se o filme tem alguma chance:
MELHOR DIREÇÃO:
QUEM DEVERIA GANHAR: Denis Villeneuve, por A Chegada. Depois de ter realizado em sequências obras tão densas e
primorosas como Incêndios, Os Suspeitos, O Homem Duplicado e Sicário:
Terra de Ninguém, o cineasta conseguiu a façanha de entregar o seu filme
tematicamente mais ambicioso – e que alcança com sucesso as suas aspirações.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Damien Chazelle, que atesta seu talento em
La La Land, depois de já ter feito um
ótimo trabalho com Whiplash. Além disso,
o diretor venceu o DGA e o BAFTA, então não deve deixar espaço pra
concorrência.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Barry Jenkins, por Moonlight, que lança um olhar surpreendentemente poético sobre universos
que normalmente são vistos em recortes mais crus e brutais.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Mel Gibson, por Até o Último Homem. Imagina o que significaria para o mundo se, na
nossa configuração política atual, a nata de Hollywood glorificasse um artista
que, por mais competente que seja, é assumidamente retrógrado em quase todos os
campos do entendimento – pra usar de eufemismos e não chama-lo de misógino,
racista, homofóbico, antissemita, etc. Não pegaria bem, né?
MELHOR ATRIZ:
QUEM DEVERIA GANHAR: Sônia Braga, por Aquar... Ah, ela não foi indicada é? Tá, ok, então: Isabelle
Huppert, por Elle. O papel exige uma
entrega física e emocional que a atriz alcança com naturalidade assustadora, e
essa seria a única chance de premiar o filme, que é uma obra memorável e
completamente fora dos padrões que a Academia costuma aceitar.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Emma Stone, por La La Land, que ganhou tudo até aqui. Além disso, a atriz já está
no radar da Academia há algum tempo, já tendo sido indicada por Birdman.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Se indicassem Amy Adams no último minuto, mas
como isso não deve ocorrer, não seria nada mal ver Natalie Portman levando por Jackie.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Ah, que blasfêmia, mas Meryl Streep
né. “Ela tá mal no papel?” Nunca, cala essa boca leitor hipotético, qual o seu
problema!? Tá falando da Meryl Streep, porra!... Tá, tô mais calmo agora, pode
me soltar, ok, onde eu tava? Ah é: Não é isso, é que Florence não é realmente um filme muito bom e a atriz já foi
demasiadamente reconhecida, sendo que uma delas foi pelo enfadonho Dama de Ferro. Vamos esperar o seu
próximo grande filme para premia-la de novo, ok? Ok!
MELHOR ATOR:
QUEM DEVERIA GANHAR: Viggo Mortensen, por Capitão Fantástico. Não só o ator merece, e isso há muito tempo,
como o filme também tinha que ganhar algum reconhecimento, já que não está na
categoria Melhor Filme.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Casey Washington... Denzel Affleck. Ok, tá,
parei: Denzel Washington, por Um Limite
Entre Nós. O favorito, na verdade, é o Casey Affleck, e entre os dois,
seria realmente o meu voto, mas as polêmicas em volta do ator já devem ter surtido
efeito a essa altura. Prova disso é que o SAG preferiu dar esse mesmo prêmio
para Washington, que já é veterano e deve levar sua terceira estatueta dourada
pra casa.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Argh, queria poder dizer Andrew Garfield, cuja
doçura intrínseca é essencial para o funcionamento de seu projeto, mas como já
mais do que expliquei aí em cima, não quero que Até o Último Homem ganhe holofote nenhum, então Ryan Gosling, por La La Land, não me deixaria triste, se
não fosse pra ser nenhum desses outros. Aliás, é uma pena que Garfield não
esteja indicado por Silêncio, onde
sua inocência também lhe serve muito bem.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Gosto de todos, mas Andrew Garfield me
deixaria realmente triste.
MELHOR ATRIZ
COADJUVANTE:
QUEM DEVERIA GANHAR: Michelle Williams, por Manchester à Beira-Mar, que de fato trata-se de uma performance coadjuvante,
e que, com poucos minutos de tela, se faz presente e relevante para todo o
filme.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Viola Davis, por Um Limite Entre Nós, em que, na verdade, é protagonista. Mas aí
entra aquela questão de que a categoria está sendo transformada uma série B de
Melhor Atriz. Basta constatar as indicadas e vencedoras dos últimos anos. Uma
pena para as artistas que realmente cumprem o papel coadjuvante, mas Davis
merece um Oscar de qualquer forma, e sua carreira é calcada em personagens
secundárias de destaque, então tudo bem.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Nicole Kidman, por Lion. Ao meu ver, a Academia deveria eternamente premiar Kidman
sempre que tivesse a chance, como pedido de desculpas por não tê-la reconhecido
por Moulin Rouge.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Octavia Spencer, com quem tenho
implicância desde que venceu desmerecidamente essa mesma estatueta pelo
ofensivo Histórias Cruzadas – apesar
disso, não a considero má atriz, vide Fruitvale
Station.
MELHOR ATOR
COADJUVANTE:
QUEM DEVERIA GANHAR: Todos menos Dev Patel. Sério, olha que seleção
linda essa: Jeff Bridges em A Qualquer
Custo, Mahershala Ali em Moonlight,
Lucas Hedges em Manchester à Beira-Mar
e Michael “um dos melhores atores da atualidade” Shannon em Animais Noturnos. Só Dev Patel (que até
não faz feio) destoa no padrão estabelecido pelo resto.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Mahershala Ali, por Moonlight, e vai ser bonito de ver.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Poxa, Bridges, Hedges, Shannon, escolha à
vontade.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Dev Patel vencendo me daria uma
preguiça até de comentar a injustiça.
MELHOR ROTEIRO
ORIGINAL:
QUEM DEVERIA GANHAR: O
Lagosta, que também tinha que estar em outras várias categorias, principalmente
Melhor Filme.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Manchester
à Beira-Mar. Mas fiquem de olho,
se a lavada de La La Land for grande,
ele agarra esse aqui também.
UMA BOA SURPRESA SERIA: A
Qualquer Custo, mas O Lagosta
seria uma surpresa ainda melhor.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Gosto de todos os indicados aqui, não
tenho nada contra nenhum deles.
MELHOR ROTEIRO
ADAPTADO:
QUEM DEVERIA GANHAR: A
Chegada, obviamente.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Moonligth,
mas eu ficaria de olho em Um Limite Entre
Nós. Aliás, não fossem as diferentes regras de submissão dos projetos,
seria fácil de prever os roteiros esse ano, já que o WGA premiou Moonlight como Original e A Chegada como Adaptado. Porém, aqui
eles acabaram na mesma categoria, portanto deve prevalecer o favoritismo do
texto tirado da peça autobiográfica de Tarell Alvin McCraney – que por esses
motivos sociopolíticos, tem mais apelo junto aos votantes.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Se A
Chegada fosse reconhecido como merece.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Lion,
que desentende os potencias da linguagem cinematográfica e tem um texto aborrecidamente
explicativo.
MELHOR DOCUMENTÁRIO:
QUEM DEVERIA GANHAR: A 13ª
Emenda ou Eu Não Sou o Seu Negro.
Ambos colocam de forma clara e dinâmica as problematizações do movimento negro,
e seria de grande relevância que ganhassem essa visibilidade. Aliás, nesse
sentido também seria ótimo se Fogo no Mar
vencesse, pois fala sobre os refugiados que tentam adentrar na Europa – pouco atual,
né?
QUEM VAI GANHAR NA REAL: O.J.:
Made in America, por ter levado todos os prêmios até aqui, e pela
relevância que peças midiáticas têm, historicamente, no caso de O.J. Simpson,
tendo em vista a sua soltura prevista para esse ano.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Fogo
no Mar, que considero uma obra excepcional, com um dom de observação
surpreendente por trás de um tema que, noutras mãos, poderia ser abordado de
maneira extremamente burocrática.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Life,
Animated, que ao contrário de Fogo no
Mar, por exemplo, possui uma abordagem intrusiva e indelicada com o seu
protagonista e tema, forçando-o justamente naquilo que procura destacar como
sua maior fraqueza: a habilidade de interação.
MELHOR FILME
ESTRANGEIRO:
QUEM DEVERIA GANHAR: Toni
Erdman, se você assistiu e gostou, sabe por quê. Se assistiu e não gostou,
sabe também. Sou fã confesso de Asghar Farhadi, mas O Apartamento está aquém de seu potencial. Entretanto...
QUEM VAI GANHAR NA REAL: O
Apartamento, que já estaria correndo por fora de qualquer maneira, caso não
fosse a proibição de Trump sobre a entrada de pessoas do Oriente Médio nos
Estados Unidos, que praticamente garantiu a estatueta para o filme ao impedir o
diretor Asghar Farhadi de estar presente na cerimônia.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Terra
de Minas, que é um excelente exercício de tensão.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Um
Homem Chamado Ove, que apesar de “divertidinho”, é um apanhado de clichês.
MELHOR FILME DE
ANIMAÇÃO:
QUEM DEVERIA GANHAR: O belíssimo A Tartaruga Vermelha.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Zootopia,
que é da Disney, já teve tempo de se estabelecer no imaginário dos votantes e
que, ainda por cima, traz uma trama que discursa contra a segregação.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Kubo
e as Cordas Mágicas, que evoca com maestria a atmosfera solitária das
aventuras de seu protagonista.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Gosto muito de todos os indicados,
nenhum me faria infeliz.
MELHOR FOTOGRAFIA:
QUEM DEVERIA GANHAR: Olha, A
Chegada, se eu tenho que ser coerente né, mas como ignorar os trabalhos de
Rodrigo Pietro em Silêncio e James
Laxton em Moonlight?
QUEM VAI GANHAR NA REAL: La
La Land, com seus truques práticos de filmagem, os movimentos de câmera
chamativos e os longos planos que vão ficar na memória dos votantes por
remeterem à “velha Hollywood”.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Silêncio
ou Moonlight.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Lion,
que apesar de bonito, perto dos méritos de seus colegas é quase como um vídeo
amador de celular.
MELHOR MONTAGEM
QUEM DEVERIA GANHAR: A
Chegada, dã!
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Uma boa montagem costuma denunciar também
um bom filme, e isso está na cabeça dos votantes, acredite. Portanto, La La Land deve ser o vencedor aqui.
UMA BOA SURPRESA SERIA: A
Chegada seria a única boa opção, já que ela é parte essencial do sucesso do
longa enquanto narrativa.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Sinceramente, qualquer um que não seja
A Chegada. Logo, vou mandar alguém
longe – se quiser se candidatar, os contatos estão no final do post.
MELHOR DESIGN DE
PRODUÇÃO:
QUEM DEVERIA GANHAR: O preciosismo e o carinho que Stuart Craig
emprega no design da saga Harry Potter
já merecem algum reconhecimento há anos, e com Animais Fantásticos e Onde Habitam seria a chance da Academia
começar a se redimir com esse universo de filmes que sempre esnobou. Mas...
QUEM VAI GANHAR NA REAL: La
La Land, claro. Porque na cabeça dos votantes deve fazer sentido que um
musical feito “na mão” e digno de Melhor Filme, também deva ganhar aqui.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Ave,
César!, que também é uma homenagem à Hollywood da era de ouro e todo (muito
bem) construído na mão. É também um filmaço dos irmãos Coen, e merece o regalo.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Passageiros,
que além de ser um filme ruim, tem um design que é mais do mesmo e está aqui apenas
pelo lobby, e ainda tirando lugar de gente muito, muito melhor.
MELHOR FIGURINO:
QUEM DEVERIA GANHAR: Colleen Atwood por Animais Fantásticos e Onde Habitam, em que os figurinos são
pensados para traduzirem perfeitamente as personalidades e arcos dos
personagens.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Hmmmm... aqui é difícil. Fico com Jackie, porque a Academia parece ter
gostado do filme e seria a chance de dar louros a um projeto sobre uma figura
tipicamente estadunidense. Porém, pela lógica, a preferência seria de La La Land e, em segundo lugar, de Animais Fantásticos e Onde Habitam,
ambos os figurinos assinados por veteranas.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Colleen Atwood, para que a saga Harry Potter pudesse passar ao título de
série premiada com o Oscar.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Preguiça de Florence...
MELHOR MAQUIAGEM E CABELO:
QUEM DEVERIA GANHAR:
Star Trek: Sem Fronteiras. Porque é
muito competente nessa área.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Star
Trek: Sem Fronteiras: porque os dois maquiadores indicados já venceram o
Oscar nessa mesma categoria pelo primeiro filme dessa nova leva; porque poucos
votantes devem ter realmente visto Um
Homem Chamado Ove; e porque Esquadrão
Suicida, no geral, não foi bem recebido.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Um
Homem Chamado Ove, cujos maquiadores já foram indicados no ano passado por O Centenário que Fugiu pela Janela e Desapareceu,
e aparentemente estão se especializando em maquiagens de envelhecimento.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Esquadrão
Suicida, que não tem que ganhar nada, mesmo merecendo.
MELHOR TRILHA SONORA:
QUEM DEVERIA GANHAR: La La Land, que é um raro exemplo de
musical original composto para o cinema. E um que é realmente muito bom.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: La
La Land. Como musicais normalmente usam músicas de outras fontes ou são
adaptados de peças, é raro ter um filme do gênero nessa categoria, e com o hype
do filme, premia-lo como Melhor Filme e esquece-lo aqui não faria sentido.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Jackie,
em que Mica Levi compõe uma trilha dissonante que traduz perfeitamente a sua
protagonista.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: PassageirozzzzzZZZzZzzzzz....
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL:
QUEM DEVERIA GANHAR:
“Audition”, de La La Land.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: “City of Stars”, de La La Land.
UMA BOA SURPRESA SERIA: “How far I’ll Go”, de Moana.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: “The Empty Chair”, que é uma musica
chata de um filme tedioso.
MELHOR MIXAGEM DE SOM:
QUEM DEVERIA GANHAR:
A Chegada, que realiza um belo e
cuidadoso trabalho dosando o som do filme para que sirva à subjetividade da sua
protagonista.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: La
La Land, já que a Academia entende que filmes que giram em torno de músicas
devem enfrentar muita dificuldade no seu departamento sonoro.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Rogue
One: Uma História Star Wars, nunca é ruim premiar um Star Wars.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: 13
Horas: os Soldados Secretos de Benghazi, que é um péssimo filme.
MELHOR EDIÇÃO DE SOM:
QUEM DEVERIA GANHAR:
A Chegada, que realiza um belo e
cuidadoso trabalho construindo o som do filme para que sirva à subjetividade da
sua protagonista.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: La
La Land, já que a Academia desentende a diferença entre Edição e Mixagem de
Som, e apenas tem em mente que filmes que giram em torno de músicas devem
enfrentar muita dificuldade no seu departamento sonoro.
UMA BOA SURPRESA SERIA: A Chegada,
de fato, ganhar.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Sully:
O Herói do Rio Hudson, que é um péssimo filme.
MELHOR EFEITOS VISUAIS:
QUEM DEVERIA GANHAR:
Rogue One: Uma História Star Wars.
Sim, por causa do Peter Cushing e da Carrie Fisher. Eu gostei.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Mogli:
O Menino Lobo, que já teve tempo de ser visto por mais votantes, não tem
polêmica em torno de ter ressuscitado atores, porque seus efeitos foram concebidos
pela queridinha da Academia, a Weta,
e porque, obviamente, merece.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Doutor
Estranho e Kubo me agradariam
muito.
SE GANHAR MANDO “SE FODER!”: Inhé, todos merecem em algum nível, tô
de boas.
CURTAS METRAGENS:
ANIMAÇÃO: Pear Cider and
Cigarretes.
FICÇÃO: Sing.
DOCUMENTÁRIO: Watani: My
Homeland.
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