sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CISNE NEGRO

TRAILER BLACK SWAN  HD
       


     Obsessão, OBSESSÃO! A loucura dos espelhos! A dualidade e os monstros que vivem dentro de nós, e a hora que temos de deixa-los sair! Porque encarar a vida com inocência não pertence a este mundo...

     São muitas as idéias e teorias (Sim! teorias!) que passam pela cabeça quando se sai de uma sessão de Cisne Negro, filme que tem de ser assistido no cinema por conta de toda a experiência que o audiovisual proporciona em uma sala escura. E procure ir sozinho ou acompanhado de alguém que esteja por dentro do mundo cinematográfico, melhor ainda, com alguém que esteja por dentro da carreira deste maravilhoso diretor, Darren Aronofsky. Para poderem discutir o filme (acredite você vai querer!) .
     O gênio por trás do claustrofóbico PI, do impactante Requiem para um sonho, do encantador e emocionante Fonte da vida e do ótimo e decadente O Lutador tem aqui o que na minha opinião é sua obra prima até então.   
     Na história somos apresentados a Nina Sayers uma jovem, dedicada e disciplinada bailarina que quer tentar o papel de Rainha Cisne em uma importante produção revista de "O Lago dos Cisnes". O problema é que Nina -criada por uma Mãe super protetora, a Assustadora Barbara Hershey - possui todas as características do cisne branco, virginal e inocente. Mas o que o Diretor desta produção Leroy (Vincent Cassel em uma atuação que merecia ter uma indicação de ator coadjuvante) quer é que ela interprete também o sedutor e traiçoeiro cisne negro. É ai que a paranóia começa. Nina passa a ser assombrada por visões que atormentam sua concentração. E tudo só piora com a entrada de Lily (Mila Kunis), uma nova bailarina que promete mexer com os nervos da protagonista. 



     Acompanhamos a paranóia de Nina ir em um crescendo de tirar qualquer um da cadeira, até chegar ao seu desfecho estrondoso. A fotografia crua do filme leva muitos méritos por usar de tons escuros e enquadramentos perfeitos e geniais, ainda mais em um filme em que há pelo menos um espelho em cada cena, sem nunca se preocupar em fugir deles, e sim em usa-los para contar a história.Clint Mansell da o tom perfeito com sua variação aterrorizante de Tchaikovsky. A rápida aparição de Winona Rayder como Beth bailarina que é substituída por Nina é marcante, e tem propósito de trazer a personagem para a realidade. 
     Aronofsky conduz esta obra de arte mostrando Nina deixando de ser o cisne branco para cada vez mais se tornar o cisne negro, Sendo sua transformação final uma das cenas mais lindas que já vi. Cena que vai entrar pra história do cinema como mais uma das antológicas. Cru e visceral o filme é o próprio ballet trazido para realidade assim como queria o personagem de Cassel, fazendo deste o alterego do diretor.
     O melhor se deixa para o final. Natalie Portman que dá vida a a Nina tem uma interpretação que dá alma ao filme. Juntos, nós e ela, enlouquecemos, deliramos e soltamos nosso Cisne Negro em busca da perfeição final. Trazendo a inocência e depois a loucura psicopata, nos fazendo chorar e depois tremer na poltrona, Portman com certeza merece o Oscar este ano.



NOTA: 10/10
     


     Breve farei uma analise quase que quadro a quadro do filme aqui. Mas fica ai minha crítica do filme por enquanto!

para outras opniões...

Links relacionados:

http://www.cinemacomrapadura.com.br/rapaduracast/?p=6116#comments  Edição voltada para a carreira de Aronofsky


2 comentários:

  1. Cisne Negro...nos leva a uma viajem alucinante pela mente de uma jovem bailarina obsecada pela perfeição e almeja ser a rainha cisne no ballet o lago dos cisnes...e daí?? o que tem isso de extraordinário?? é ver a metamorfose de uma menina meiga, doce, virginal para uma louca, sensual e obsecada...ó filme começa como um filme comum sobre uma menina que quer ser a primeira bailarina na compania de ballet que estuda e termina num triller de arrepiar os cabelos e te leva as lágrimas...é a volta do velho cinemão com certeza...

    ResponderExcluir
  2. Muito "Ótimo" o Post ^^
    Vi esse filme recentemente no cinema e realmente adorei, muito tocante e bem elaborado. Consegue nos fazer termos problemas em perceber o q é real ou ilusão, ótima atuação da minha xará =p
    Parabéns pelo blog...abraço.

    ResponderExcluir