quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

15 CENAS MUSICAIS PARA RELEMBRAR

     Sexta-feira (dia 1º de fevereiro) estreia Os Miseráveis, o novo filme dirigido pelo (injustamente) Oscarizado Tom Hooper (que venceu por O Discurso do Rei), um musical adaptado da Broadway, que por sua vez, é adaptado do romance homônimo de Victor Hugo publicado em meados do Século XIX. Estando o longa indicado em várias categorias, incluindo melhor filme, no Oscar e tendo já recebido diversos prêmios mundo à fora, o Classe de Cinema resolveu olhar para trás e relembrar a época de ouro dos musicais, sua decadência e então sua gloriosa volta com Moulin Rouge em 2001. Assim, preparamos uma pequena lista com algumas boas cenas de filmes musicais que, veja bem, não necessariamente representam bons filmes, apenas foram escolhidas por serem boas sequências musicais dentro de longas bons, médios e ruins.



1 - MOULIN ROUGE!

      Christian (Ewan McGregor), inconsolável ao saber que a belíssima Satine (Nicole Kidman) não podia se apaixonar, canta-lhe uma canção para tentar dissuadi-la de tal pensamento. A canção acaba se tornando um dueto épico formado por trechos de famosas canções, em um dos melhore momentos de Moulin Rouge!, filme nota dez responsável por trazer de volta a onda dos musicais em 2001.


2 - SWEENEY TODD

     Sem melhores ideias para se livrar de um corpo, Sweeney Todd (Johnny Depp) e Sra. Lovett (Helena Bonham Carter) decidem unir o útil ao agradável e transformá-lo em carne moída enquanto dividem ideias para ampliar o "menu" de uma loja de tortas.


3- WEST SIDE STORY

     Nem "América", nem "Tonight" ou "I feel Pretty", um dos momentos mais divertidos de West Side Story é nesta cena onde um grupo de garotos debocha do Oficial Krupke, um policial que não larga do pé da turma de arruaceiros.



4 - CABARET

     Sally Bowles (Liza Minnelli) fecha o ótimo Cabaret em um solo que serve perfeitamente como um ponto final para a inconsequente personagem que interpreta.



5 - UM VIOLINISTA NO TELHADO

     Tevye (Topol) é o patriarca de uma família judia vivendo um período de crise, onde as filhas não aceitam os casamentos arranjados, o dinheiro se esvai e a tão cantada "tradição!" o assombra dia e noite. Nesta cena, o fazendeiro canta uma das melhores canções deste que é um musical exemplar (e um dos meus favoritos).



6 - CANTANDO NA CHUVA

     Aqui também me abstenho da cena mais famosa do filme, indo direto para a cena final do filme, com a qual sempre me divirto e me emociono muito. Sem mais...



7 - ROCKY HORROR PICTURE SHOW

    O ótimo Tim Curry encarna o Dr. Frank-N-Furter neste musical que acabou se tornando um dos cults mais adorados do cinema. Na cena escolhida somos apresentados ao estranho cientista interpretado por Curry em uma performance cativante e divertidíssima.



8 - HAIR

     George (Treat Williams) toma o lugar de Claude (John Savage) no serviço militar para que este último possa passar um dia com sua garota antes de ir para a Guerra. Porém nem tudo sai como o esperado e George acaba embarcando no lugar de seu amigo em Hair.



9 - A NOVIÇA REBELDE

     Maria (Julie Andrews) ensina as crianças o "Do Re Mi" em uma das mais famosas cenas de A Noviça Rebelde.


10 - JESUS CHRIST SUPERSTAR

     Judas (Carl Anderson) abre o filme com a bela e instigante canção "haven on their minds", questionando Jesus (Ted Neeley) sobre o grau de santo que este estava atingindo entre seus seguidores.



11 - MARY POPPINS

     Affe, você já sabe que cena é... Ihhhhhh Supercalifragilisticexpialidocious!




12 - O FANTASMA DA ÓPERA

     Dirigido pelo espalhafatoso Joel Schumacher, este filme mais mediano se segura graças
 a sua trilha icônica. Quem diria este mascarado Gerard Butler iria se tornar o famoso Leonidas?



13 - DREAMGIRLS

     Jennifer Hudson solta a voz na cena que lhe valeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante 
no fraco Dreamgirls.


14 - NINE

     Fraco e sem carisma algum, Nine traz três bons motivos para assisti-lo. Daniel Day-Lewis, a lembrança de rever o original de Felini no qual o filme e a peça se inspiram, e por último, o número interpretado por Fergie. Fiquem então com "Be Italian" pela poderosa voz da cantora...



[ATUALIZAÇÃO]

15 - CHICAGO

     Não sei como pude esquecer Chicago, que embora tenha levado injustamente o Oscar de melhor filme, é ainda um ótimo exemplar a ser conferido. Na cena a seguir, as prisioneiras do presídio se juntam e "confessam" seu crimes em um tango delicioso de se ouvir e acompanhar.



2 comentários:

  1. Que ótima seleção de musicais! Mas não faltou Chicago na lista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou sim, e já coloquei uma atualização, ele estava na minha lista original, não sei como deixei passar :D valeu pelo lembrete.

      Excluir