quinta-feira, 7 de novembro de 2013

THE WALKING DEAD: S04E04 - INDIFFERENCE



     Estava claro que este momento chegaria. Assim como uma boa revisita a terceira temporada revela com clareza para onde a série caminhava e que final pretendia dar a Andrea, esta quarta temporada, desde seu primeiro episódio, já mostrava que Carol (já disse que ela sempre foi uma das minhas personagens favoritas?) iria ter maior força e independência. Falei em minhas outras análises sobre as mudanças, o amadurecimento e até mesmo as deturpações morais da "boa velhinha", apontando principalmente as diferenças entre ela e Rick, e também suas relações com as crianças da prisão. E como é gratificante ver que os roteiristas não colocaram soltos estes elementos de construção, retomando-os com a surpreendente saída de Carol do grupo de Rick, expulsa pelo próprio. Sim, surpreendente mesmo para aqueles que como eu vinham notando a iminência de algo marcante na jornada da personagem, pois sinceramente não esperava por esta separação, e fico ansioso para ver o que os roteiristas irão aprontar para ela mais a frente, já que agora de uma vez por todas, eles extinguiram qualquer semelhança com a trama vista nas HQ's. 

     Enquanto isso, este Indifference se mostrou, de fato, indiferente aos fatos ocorridos na prisão e se focou nos dois grupos fora dela, e não por acaso Tricia Brock comandou sua direção, já que foi de sua responsabilidade também, Clear, da temporada passada, que como aqui, esquecia um pouco da trama Prisão vs Governador e se focava numa "quest" de Rick, Carl e Michonne. Então aqui acompanhamos Rick e Carol procurando por mantimentos e remédios, enquanto paralelamente o grupo extraviado no episódio anterior, composto por Tyreese, Bob, Daryl e Mich, continua sua busca pela escola de medicina veterinária indicada por Hershel. Cada grupo com seus próprios problemas a parte, o título acaba se aplicando mais a relação de Carol com qualquer outro ser humano mesmo, e o surgimento de um ingênuo casal no caminho da dupla é o suficiente para deixar clara esta sua nova e desconcertante frieza, que abre a possibilidade de pelo menos dois bons diálogos ao lado de Rick. Não sei se vamos continuar a acompanhar a trajetória de Carol ou se ela retornará em um momento mais necessário para a trama, porém, espero que o uso da personagem seja bem feito, principalmente após uma construção tão cuidadosa.

     Fora isso, esta quarta temporada continua determinada a encontrar formas tensas e criativas de lidar com os zumbis. Tivemos a chuva de corpos no primeiro episódio, o ataque noturno dos "walkers" no segundo, a horda no terceiro, com direito a atoleiro de mortos-vivos e tudo o mais, e aqui tivemos um interessante set piece coberto de uma densa trepadeira, que impedia os nossos sobreviventes favoritos de verem as criaturas se aproximando. Elementos criativos que aliás, eram apenas necessários, pois os grandes vilões da série já estavam começando a perder um pouco sua força e poderio de ameaça. E cá entre nós, está na hora de alguém importante morrer, esta vida dos protagonistas de The Walking Dead anda muito fácil. É preciso fazer os bichos que dão nome a série causarem algum impacto novamente por si mesmos. Lembra o desespero que foi o final da segunda temporada? Pois então, onde está aquela ameaça? Dito isso, o seriado continua me cativando por fugir dos moldes de seu material original enquanto se renova e planta interessantes sementes. Se continuar neste ritmo, será impossível se manter com "indifference" a respeito da história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário