quarta-feira, 9 de novembro de 2011

OSCAR PARTE 1: BRINCANDO DE PREVER OS INDICADOS - MELHOR ATRIZ

     Olá! Pois é, estamos em novembro e os palpites sobre os indicados para o maior (ou o mais reconhecido e famoso) prêmio da indústria cinematográfica já estão pipocando pela internet. Não quero ficar pra trás, embora pense que ainda é um pouco cedo, já que, como um espectador normal de cinema no Brasil, eu ainda não tive a chance de ver todos aqueles que acredito que terão uma chance na premiação simplesmente por que eles ainda não chegaram por aqui. Mas enfim, vamos pelo que já vi e sei dos que virão. 
     Só um detalhe, como eu quero comentar as principais categorias, e são muitos os meus palpites e eu ainda gosto de comentá-los, farei o seguinte. Para não transformar isso em um texto gigante e maçante, eu publicarei um post por dia, cada um dedicado a uma das categorias sobre as quais quero falar. Então, a de hoje é: 

MELHOR ATRIZ:

            Vem sendo muito cotada para ganhar este ano Kirsten Dunst por Melancolia. Embora eu ainda ache a performance de sua colega no projeto, Charlotte Gainsbourg, superior a sua, eu acredito que a academia irá preferir indicar Kirsten se optar por uma das duas. E não que Kirsten não mereça, mas há outras concorrentes que mereciam tanto quanto. Como Jessica Chastain e sua complexa Sra. O'Brien no maravilhoso A Árvore da Vida (não vou parar pra discutir a qualidade deste filme, pois já escrevi dois post's sobre isso aqui, uma crítica e um texto).


       Já uma aposta mais arriscada é Emma Watson por Harry Potter e as Relíquias daMorte Parte 2, que foi inscrita pela Warner para a categoria. Não tenho muitas esperanças, porém um fato que deve ser levado em conta é a constante procura da cerimônia de aumentar sua audiência, e nada melhor do que dar o maior número de indicações possíveis para um filme que atende principalmente o público jovem e que é reconhecido pela crítica especializada. Chamando assim, a atenção de dois grandes grupos que prestigiam e levam adiante o mercado cinematográfico. Mais especificamente ao merecimento de Hermion... Digo, de Emma, eu acho que é merecida a possível indicação, já que a jovem atriz mostrou grande amadurecimento através da saga Harry Potter, chegando ao ápice de sua performance nestes dois últimos filmes, especialmente na primeira parte, seu destaque aqui seria merecido e reconheceria o trabalho de Watson em toda a saga. 

     Mas não esqueçamos que ainda vem coisa por ai! E de todos os filmes que ainda virão a tempo de entrar pra disputa, eu reservei dois que eu acho que terão algum destaque nesta categoria. Em primeiro há A Dama de Ferro, novo filme estrelado por Meryl Streep. Precisa dizer mais alguma coisa? Todos sabem como a academia adora esta mulher e principalmente num papel de mulher imponente como promete ser este seu no filme. Porém, outra que andava sumida e vem ai com a chance de uma indicação também, é Glenn Close que vem travestida de homem em um antigo projeto seu que finalmente vai ganhar as telonas, Albert Nobbs. O filme baseado numa peça de mesmo nome e também protagonizada pela atriz tem grandes chances de receber a indicação, seja pelo saudosismo a Close ou na crença de que ela entregará um ótimo personagem que seja tão elogiado aqui como foi em sua peça de origem.
  
     A queridinha Michelle Williams é outra que vem ai com grandes chances no aguardado My Week with Merilyn, onde ela interpreta ninguém mais ninguém menos que a própria Merilyn Monroe, o típico papel biográfico de uma figura famosa que o Oscar adora premiar. Saindo dos vestidinhos esvoaçantes para uma punk bem undergound, temos Rooney Mara em uma personagem polêmica na refilmagem de David Fincher de The Girl With the Dragon Tattoo. A personagem é difícil e tem grandes chances de receber uma performance incrível da atriz, porém, é muito "dark", o que não é o tipo favorito da academia.

     E pra finalizar, seria errado pelo menos não citar minhas suspeitas quanto a Carnage, novo longa de Roman Polanski, que traz um elenco de grandes figuras. Tão grandes e tão bem cotadas, que me arrisco a dizer que irão ocupar cada uma o mesmo espaço em tela, deixando as chances de uma indicação nestas categorias menor. E tem o fato ainda envolvendo os escândalos em volta do diretor que podem sempre influenciar a academia em sua escolha (mas de polêmica em polêmica, Lars Von Trier também pisou na bola esse ano, mesmo que em escala menor). Mas minhas apostas para este filme são em Jodie Foster e Kate Winslet, ambas já premiadas. As atrizes prometem uma boa performance, porém, ficam minhas ressalvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário