terça-feira, 15 de novembro de 2011

OSCAR PARTE 1: BRINCANDO DE PREVER OS INDICADOS - ATRIZ COADJUVANTE

   Olá! Pois é, estamos em novembro e os palpites sobre os indicados para o maior (ou o mais reconhecido e famoso) prêmio da indústria cinematográfica já estão pipocando pela internet. Não quero ficar pra trás, embora pense que ainda é um pouco cedo, já que, como um espectador normal de cinema no Brasil, eu ainda não tive a chance de ver todos aqueles que acredito que terão uma chance na premiação simplesmente por que eles ainda não chegaram por aqui. Mas enfim, vamos pelo que já vi e sei dos que virão.      Só um detalhe, como eu quero comentar as principais categorias, e são muitos os meus palpites e eu ainda gosto de comentá-los, farei o seguinte. Para não transformar isso em um texto gigante e maçante, eu publicarei um post por dia, cada um dedicado a uma das categorias sobre as quais quero falar. Então, a de hoje é: 

MELHOR ATRIZ - postado em 10/11/2011
MELHOR ATOR - postado em 11/11/2011
ATOR COADJUVANTE - postado 12/11/2011

ATRIZ COADJUVANTE:


     Acredito que a maior parte das felizardas indicadas para esta categoria este ano ainda estão por estrear aqui no Brasil, porém, me cabe apostar nas que eu acho que possuem alguma chance. Mas comecemos com o que eu já vi desta vez. Quando escrevi sobre a categoria Melhor Atriz, uma das minhas apostas foi em Jessica Chastain por A Árvore da Vida, mas a colocarei entre as minhas apostas para atriz coadjuvante também tendo em vista sua participação no filme, que pode ser interpretada nas duas categorias. Outra é Elena Anaya por A Pele que Habito em uma performance que se fosse indicada mereceria até mesmo o de atriz. Mas acho que a garota deve ficar satisfeita com uma indicação a coadjuvante, se a tiver, pois acho difícil que a academia reconheça seu ótimo trabalho no filme.

     E por que não Charlotte Rampling por Melancolia? Por menor que seja sua participação, a atriz consegue colocar toda a raiva e a amargura de uma personagem sombria nos poucos minutos que ganha em tela como a mãe das irmãs que protagonizam o longa. Não creio que o filme de Trier seja tão amplamente reconhecido assim, mas vale a aposta. E muito mais arriscado é apostar nas indicações da Warner por Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2. Maggie Smith e Helena Bonham Carter estão ótimas em seus papéis no filme, a primeira agora com mais destaque mostra o poder de um veterana britânica no elenco, sendo responsável por dois ótimos momentos do longa enquanto a outra tem sua glória nos primeiros minutos de filme se obrigando a interpretar outro personagem. Porém, novamente digo que a academia é preconceituosa com os filmes e acho muito difícil que alguma das duas receba a indicação, entre tanto volto também a lembrar a grande campanha da produtora em volta das indicações do filme e todo apelo comercial que "O último filme" de uma das mais importantes sagas do cinema tem para com a academia.


     Judi Dench, uma das queridinhas da premiação vem ai com dois projetos fortes aonde pode ser reconhecida nesta categoria. Em J. Edgar de Clint Eastwood eu creio que ela tenha mais chances, mas também há sua participação em My Week With Marilyn para ser relevada. Eu acho Dench uma daquelas ótimas atrizes que nunca saem de um "tipo", não que isso a torne menos talentosa sob meu olhar, apenas vejo que essa sua persona já foi reconhecida e condecorada com uma estatueta dourada, e por mais merecida que suas possíveis indicações possam ser, talvez levar o prêmio não seja muito justo para com suas concorrentes. A "favorita" me parece ser mesmo Viola Davis por The Help, filme que vem recebendo ótimas críticas lá em cima e que fez bom público, ou seja, agradou ambos, o que deve lhe render algum destaque na grande noite. Davis é talentosa e já mostrou seu potencial em outros trabalhos, embora eu não a veja protagonizando um filme, ainda a acho bem colocada como coadjuvante. E por fim, Marisa Tomei é uma atriz que faria jus a uma indicação, tendo em vista a competência da atriz em outros filmes, principalmente na decadente personagem que encarnou em O Lutador. Este ano ela vem ao lado de Ryan Gosling em The Ides of March.     

Helena Bonham Carter em Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2:


Judi Dench em J. Edgar:


Marisa Tomei em The Ides of March:



Nenhum comentário:

Postar um comentário