quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

THE WALKING DEAD: S04E08 - TOO FAR GONE



     Estive vendo e revendo este oitavo episódio da quarta temporada de The Walking Dead desde que o assisti pela primeira vez, e ainda me deixa boquiaberto tamanho capricho visto na carpintaria dramática (leia-se: montagem) vista aqui, algo que depois do excepcional Ozymandias de Breaking Bad, não esperava ver de novo este ano ainda. Servindo como fechamento de um arco que começou com a cena final da segunda temporada, este Too Far Gone prova que não necessariamente uma temporada tem que representar uma estrutura com início, meio e fim dentro de uma série para a televisão, algo que os realizadores da série em questão já haviam deixado claro (causando até mesmo muitas revoltas entre os fãs mais impacientados) com o final mais pessoal e humano que resolveram adotar na temporada passada (da qual gosto muito, aliás).

     Unindo as duas tramas que vinha construindo separadamente, a do Governador e a do grupo na prisão, este novo episódio dedicou-se inteiramente a resolução final dos conflitos entre estas duas forças, e o melhor, de um modo a agradar tanto a quem acompanha apenas a série, quanto àqueles que também conhecem as HQ's, o que é surpreendente tendo em vista o quão o seriado vinha se distanciando de sua obra original, mas deixo para falar desta comparação na segunda parte deste texto. Agora gostaria de comentar a série independente da adaptação.

     Dramaticamente falando, os últimos dois episódios que dedicaram-se a humanizar o Governador se mostraram aqui mais do que necessários, dando um peso equivalente ao de Rick ao personagem, e ver estas duas figuras se embatendo frente a frente foi como ver dois protagonistas lutando pelo papel principal dentro de sua própria história, ainda que cada um tenha se definido muito bem como herói ou vilão, uma complexidade que tornou cada soco desferido um no outro mais significativo que o próximo. E claro, nada mais apropriado do que o grande vilão finalmente morrer pelas mãos de Michonne, cuja querida Andrea fora morta mesmo que indiretamente pelo antagonista. O que me leva, aliás, aos quesitos técnicos deste episódio, e nisto gostaria de comentar a associação perfeita entre a fotografia e a montagem, que atravessam com extrema fluidez a batalha final, dosando momentos mais dramáticos entre aqueles de pura ação desenfreada, tudo aliás, embalado por um melancólico tema inédito composto por Bear McCreary (segue abaixo alguns dos meus planos favoritos do episódio).

  
 
 

     Por outro lado, Too Far Gone também foi um dos episódios mais fiéis às HQ's que a série já produziu, apesar de no contexto, ser bem diferente. Por exemplo, ao invés de Tyreese, é Hershel quem acaba sendo decapitado pelo Governador com a espada de Michonne na frente de todos, embora o bom velhinho de fato viesse a morrer nesta cena na obra original, confesso que fiquei sentido, pois o personagem na série de televisão era a alma e a consciência do grupo. Falando em mortes, mas nada a ver com os quadrinhos, a morte da garotinha protegida do Governador acabou perdendo sua força em meio aos eventos. Entendo sua importância para a trama do episódio, mas talvez ela poderia ter sido melhor encaixada, já que no momento em que surge para o personagem, parece não lhe fazer muita diferença. Porém, devo admitir que o modo como a menina morre trás para o episódio aquele momento que tem se tornado obrigatório nesta temporada, de zumbis aparecerem e servirem de ameaça de um jeito criativo, aqui, num terreno de inundações relâmpago.

     De qualquer forma, fica abaixo a minha comparação entre os planos vistos na série que procuraram se aproximar daqueles vistos nas HQ's, o que aliás, achei muito bacana da parte do diretor Ernest R. Dickerson - responsável pelo excelente primeiro episódio da segunda temporada, que também possuía uma eficiente montagem.


O Governador, na já famosa e icônica cena do tanque, fecha o cerco e exige que o grupo da prisão se renda.




Enraivecido com a recusa de cooperação de Rick, o vilão decapita com violência um dos queridos membros do grupo da prisão. Nos quadrinhos, Tyreese, aqui, Hershel.




Cansado de negociações, o Governador ordena que o tanque invada a prisão e que seus soldados matem todos lá dentro.




Após a batalha da prisão, os zumbis tomam conta do lugar (na cena da série podemos ainda ver a mulher que Rick deixara se transformar em zumbi no primeiro episódio desta temporada)



Psico, física e emocionalmente abalados, Rick e Carl abandonam a prisão perdidos de seus companheiros de grupo. Tanto nas HQ's quanto na série, o nosso protagonista insiste para o menino: "não olhe para trás".


Nenhum comentário:

Postar um comentário