quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PHILOMENA



Indicado a quatro Oscars este ano, incluindo Melhor Filme, Philomena é o típico projeto que a academia adora premiar ou de alguma forma reconhecer. Baseado em fatos reais, conta a história da personagem título, uma senhora de idade irlandesa (Judi Dench) que, com a ajuda do pomposo jornalista Martin (Steve Coogan), tenta achar seu filho, de quem foi separada quando ele ainda tinha apenas poucos anos de vida. Equilibrando habilmente o drama da situação da nossa protagonista com o humor gerado a partir do choque entre seus jeitos simples e os mais etiquetados de seu colega de viagem, o longa de Stephen Frears, porém, não toma partidos ou ousa de qualquer forma, mantendo-se em uma zona de segurança que sempre garantem que filmes como estes sejam premiados temporada a fora.


É a fórmula: fatos reais, personagem central frágil, drama pessoal, superação, final bonitinho, fica em cima do muro e não pisa em ovos com ninguém. Alguém ai lembra de O Discurso do Rei? Pois então, não digo que o longa em questão seja ruim (o Discurso também não era), mas sim afirmo que seja apenas um bom. Ele não comete erros e seus acertos o fazem adorável, mas sua falta de personalidade o fazem também esquecível. Bom, talvez não tão esquecível graças à performance aqui de Judi Dench, que merecidamente está indicada aos principais prêmios de melhor atriz, principalmente levando em conta sua carreira; acostumada a interpretar mulheres poderosas, inteligentes e de presença imponente, Dench entrega uma mulher humilde, simples, acostumada ao pouco e à pessoas menos complexas. Sua felicidade ao conversar com um cozinheiro e sua especial atenção para com uma garçonete denunciam este espírito de simpatia voltado para com a classe operária, a quem ela trata tão bem quanto as refinadas pessoas que cruzam seu caminho.


Um contraste gritante com o personagem de Coogan, que não parece perceber a condescendência com que trata estes mesmos personagens mais simplórios. E é justamente destas diferenças que o roteiro arranca o melhor de seu humor. A cena em que Philomena conta a ele sobre um livro que leu é uma das melhores neste ponto, e revela de certa forma o nosso próprio caráter; sempre predispostos a julgar as pessoas a nossa volta, muitas vezes nos esquecemos que nem sempre a felicidade reside no que nós consideramos bom e ideal, e que esta percepção pode mudar de pessoa para pessoa: “Eu nunca teria previsto isso nem em um milhão de anos!” exclama ela feliz ao contar sobre uma reviravolta do tal livro. Não estou dizendo que pessoas cultas, mais estudas e complexas sejam condenáveis, ainda que também não sejam sempre defensáveis, mas apenas lembrando (assim como o filme de Frears faz também) que o simples é algo tão admirável quanto.



Então, não é o drama e o humor simples que condeno em Philomena, mas sim falta de personalidade. A senhora de idade que acompanhamos aqui é tudo, menos genérica, o que não é o que se pode dizer do longa-metragem que protagoniza. Com um assunto tão fértil em mãos, é decepcionante vê-lo fugir dos mesmos, mal raspando sua superfície em um clímax decepcionante. São diversos os temas que a obra aqui arranha apenas: a opressão da mulher, a arrogância de algumas pessoas de classes mais altas, a homossexualidade dentro de um governo como o dos Estados Unidos, e os perigos e os danos causados pela alienação religiosa são alguns destes tópicos. Este último em especial, mais latente dentro do pot principal, é aquele cuja falta de aprofundamento mais frustra. Entendo que o filme seja baseado no artigo do real Martin Sixsmith e que este tenha colocado as freiras criminosas sob uma luz menos acusadora em pedido da real Philomena, mas seus crimes e a importância de discuti-los nos dias de hoje, onde católicos fervorosos continuam a afirmar com orgulho que os erros atrozes de sua igreja ficaram Séculos atrás, tornam a decisão de amenizá-los simplesmente decepcionante. Para não dizer condenável, uma vez que tratando-se de um relato verídico, tais crimes deveriam ser denunciados de forma fervorosa, assim como os seus autores os defendem em nome de suas crenças. Uma chance perdida em um filme que, sim, é belo e contagiante, mas que infelizmente entrega pouco para o potencial que tinha de realizar.


NOTA: 7/10





Nenhum comentário:

Postar um comentário