terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

APOSTAS - OSCAR 2014



Como todo ano, listei as minhas apostas para o Oscar, afinal, é divertido tentar adivinhar os vencedores da premiação mais reconhecida do cinema mundial. Deixo meus palpites e argumentos abaixo para cada categoria, não esqueça de fazer o mesmo deixando sua opinião nos comentários.




MELHOR FILME:
QUEM DEVERIA GANHAR: Os Suspeitos... Como é que é? Não está nem indicado? Shit! Ok, e Antes da Meia-Noite? Esse também não foi lembrado!? Porra... Gravidade então.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: 12 Anos de Escravidão, a Academia adora exorcizar os demônios da escravidão e do preconceito racial através de prêmios que demonstrem sua "extrema bondade", pelo menos farão isso com um filme que merece desta vez, ainda que Gravidade tenha suas chances aqui também.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Gravidade ou O Lobo de Wall Street.
SE GANHAR MANDO "SE FODER!": Philomena ou Trapaça, bons filmes que, apesar de muitos méritos, não deveriam estar em nenhuma lista de melhores do ano.



MELHOR DIRETOR:
QUEM DEVERIA GANHAR: Alfonso Cuarón por Gravidade.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Alfonso Cuarón por Gravidade. Porque ele merece.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Martin Scorsese por O Lobo de Wall Street.
SE GANHAR MANDO "SE FODER!": David O. Russell por Trapaça.



MELHOR ATOR:
QUEM DEVERIA GANHAR: Leonardo DiCaprio por O Lobo de Wall Street. É a quarta indicação do "Jack" do Titanic (ironicamente ele não foi indicado por este), e seria mais do que merecido a Academia reconhecer ele e sua acertadíssima carreira com uma estatueta, ainda mais pela sua performance magnética como Jordan Belfort.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Matthew McConaughey por Clube de Compras Dallas.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Chiwetel Ejiofor por 12 Anos de Escravidão.
SE GANHAR MANDO "SE FODER!": Gosto de todos os indicados nesta categoria, logo, ninguém vai se foder...



MELHOR ATRIZ:
QUEM DEVERIA GANHAR: Cate Blanchett por Blue Jasmine.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Cate Blanchett por Blue Jasmine. Embora as recentes polêmicas envolvendo Woody Allen possam tirar alguns votos preciosos e merecidos da atriz, favorecendo assim Amy Adams.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Amy Adams por Trapaça. Das cinco indicadas é a única que ainda não tem uma estatueta, embora esta já seja sua quinta indicação.
SE GANHAR MANDO "SE FODER!": Meryl Streep por Álbum de Família. Monofásica, unidimensional e rasa, são as definições da personagem de Streep neste filme, não culpa da atriz, claro, que está indicada graças ao seu nome. Ela faz o que pode, mas não mereceria levar mais um Oscar pra casa por um papel tão ingrato.



MELHOR ATOR COADJUVANTE:
QUEM DEVERIA GANHAR: Christoph Waltz... Ah não, pera, ele nem fez nenhum filme com o Tarantino esse ano... Então Barkhad Abdi por Capitão Phillips.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Jared Leto por Clube de Compras Dallas
UMA BOA SURPRESA SERIA: Jonah Hill por O Lobo de Wall Street.
SE GANHAR MANDO "SE FODER!": Nenhum dos indicados me incomoda, embora eu viesse a torcer o nariz caso Bradley Cooper levasse por Trapaça, tendo outros tão melhores concorrendo com ele.



MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:
QUEM DEVERIA GANHAR: Julia Roberts por Álbum de Família. Um papel tão ingrato quanto o de sua colega Meryl Streep, mas ainda assim, a atriz está assustadora e diferente de qualquer coisa que já fez antes.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Lupita Nyong'o por 12 Anos de Escravidão.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Sally Hawkins por Blue Jasmine.
SE GANHAR MANDO "SE FODER!": Jennifer Lawrence por Trapaça. Está deslocada dentro de um filme indeciso, seu Oscar no ano passado já não foi merecido, este ano, seria ainda menos. Uma pena, pois Lawrence é uma atriz normalmente admirável.



MELHOR ROTEIRO ORIGINAL:
QUEM DEVERIA GANHAR: Spike Jonze por Ela.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Spike Jonze por Ela.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Woody Allen por Blue Jasmine.
SE GANHAR MANDO "SE FODER!": Eric Warren Singer e David O. Russell por Trapaça.



MELHOR ROTEIRO ADAPTADO:
QUEM DEVERIA GANHAR: Richard Linklater, Julie Delpy e Ethan Hawke por Antes da Meia-Noite. Eu choraria de emoção como uma menininha. 
QUEM VAI GANHAR NA REAL: John Ridley por 12 Anos de Escravidão.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Terence Winter por O Lobo de Wall StreetJá deu pra notar que o filme não vai vencer nada e uma boa surpresa seria se ele realmente ganhasse algo.
SE GANHAR MANDO "SE FODER!": Steve Coogan e Jeff Pope por Philomena.



MELHOR FOTOGRAFIA:
QUEM DEVERIA GANHAR: Emmanuel Lubezki por Gravidade ou Roger Deakins por Os Suspeitos.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Emmanuel Lebezki por Gravidade. É a sua sexta indicação,e está cada vez mais difícil de a Academia ignorar seus irretocáveis trabalhos, tendo já o injustiçado pelo menos duas vezes ao lhe negar o prêmio por Filhos da Esperança e A Árvore da Vida, realizações excepcionais do diretor de fotografia. 
UMA BOA SURPRESA SERIA: Bruno Delbonnel por Inside Llewyn Davis - A Balada de Um Homem Comum. É a sua quarta indicação, já tendo sido indicado por O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e Harry Potter e o Enigma do Príncipe.



MELHOR MONTAGEM:
QUEM DEVERIA GANHAR: Alfonso Cuarón e Mark Sanger por Gravidade.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Alfonso Cuarón e Mark Sanger por Gravidade. O filme, se não for vencer o grande prêmio da noite, deve papar todos os técnicos no caminho até lá. Caso eu esteja errado e 12 Anos de Escravidão não vença como Melhor Filme, deve ocorrer o contrário em todas as categorias em que os dois concorrerem juntos.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Christopher Rouse  por Capitão Phillips. Nem que fosse só pelo clímax. 
SE GANHAR MANDO "SE FODER!": Trapaça.



MELHOR EFEITOS VISUAIS:
QUEM DEVERIA GANHAR: Gravidade.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Gravidade, dã!
UMA BOA SURPRESA SERIA: O Hobbit - A Desola... Ah cara, todos já sabemos do que Peter Jackson é capaz, ou é Gravidade ou não é, ponto final.
SE GANHAR MANDO "SE FODER!": Qualquer um que não comece com "Gra" e termine com "vidade".



MELHOR FIGURINO:
QUEM DEVERIA GANHAR: Ela, mas não está indicado, então seria Catherine Martin por O Grande Gatsby
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Michael Wilkinson por Trapaça. Com as atenções dividas entre Gravidade e 12 Anos de Escravidão, a Academia deverá dar este prêmio de consolação ao filme de David O. Russell que afinal, indicaram a 10 Oscars.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Patricia Norris por 12 Anos de Escravidão.



MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO:
QUEM DEVERIA GANHAR: Gravidade.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Gravidade.
UMA BOA SURPRESA SERIA: O Grande Gatsby.



MELHOR MAQUIAGEM:
QUEM DEVERIA GANHAR: Clube de Compras Dallas.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Clube de Compras Dallas.
UMA BOA SURPRESA SERIA: O Cavaleiro Solitário.



MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL:
QUEM DEVERIA GANHAR: Steven Price por Gravidade.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Steven Price por Gravidade. Em um thriller com diversas cenas de ação onde o som não pode ser usado, a trilha tem um papel fundamental para substituí-lo.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Alexandre Desplat por Philomena
SE GANHAR MANDO "SE FODER!": John Williams por A Menina que Roubava Livros. É justamente por ser grande fã do trabalho pregresso do compositor que detestaria vê-lo vencer por um tão medíocre como o que vem apresentando nos últimos anos, onde, em seu lugar, uma criança de quatro anos equipada com sua guitarra da Xuxa poderia facilmente compor trilhas mais memoráveis.



MELHOR CANÇÃO ORIGINAL:
QUEM DEVERIA GANHAR: Let it Go de Frozen.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Let it Go de Frozen.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Se não for Let it Go de Frozen não seria uma boa surpresa...
SE GANHAR MANDO "SE FODER!": Qualquer uma que não seja Let it Go de Frozen.



MELHOR MIXAGEM DE SOM:
QUEM DEVERIA GANHAR: Gravidade.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Gravidade. A colocação dos sons num filme que lida com o vácuo total em boa parte de sua duração, é admirável.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Inside Llewyn Davis -  A Balada de Um Homem Comum. Filmes envolvendo músicas normalmente ganham nesta categoria, e seria uma boa maneira de a Academia reconhecer este esquecido, porém, belíssimo, novo filme dos irmãos Coen.
SE GANHAR MANDO "SE FODER!": O Hobbit - A Desolação de Smaug. Durante o clímax, a mixagem é um terror só, prioriza os efeitos sonoros do dragão e esquecem de todo o resto em volta, retirando assim boa parte do impacto de quase toda a sequência. Mereceria um Framboesa na categoria, isso sim.



MELHOR EDIÇÃO DE SOM:
QUEM DEVERIA GANHAR: Gravidade ou Até o Fim. Ou 12 Anos de Escravidão, que não está indicado.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: Gravidade deve levar esse também, merecidamente e sem surpresas.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Capitão Phillips.
SE GANHAR MANDO "SE FODER!": O Hobbit: A Desolação de Smaug, pelos motivos citados na categoria acima.



MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO:
QUEM DEVERIA GANHAR: Frozen.
QUEM VAI GAN... Shhh! Cala a boca! É Frozen e fim de história. E pasmem, será a primeira vitória da Disney na categoria!
UMA BOA SURPRESA SERIA: Frozen, mesmo não sendo nenhuma surpresa.
SE GANHAR MANDO "SE FODER!": Meu Malvado Favorito 2. Imagina essa coisa ganhar de Frozen!?



MELHOR FILME ESTRANGEIRO:
QUEM DEVERIA GANHAR: Alabama Monroe ou A Caça ou A Grande Beleza. Ótima a seleção deste ano.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: A Grande Beleza. É o mais provável pelo seu histórico de prêmios até agora. Alabama Monroe é de uma temática pesada envolvendo crianças, assim como A Caça, este último ainda foi lançado há muito tempo, tendo já perdido seu momento.
UMA BOA SURPRESA SERIA: A Imagem que Falta.



MELHOR FILME DOCUMENTÁRIO:
QUEM DEVERIA GANHAR: O Ato de Matar.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: O Ato de Matar.
UMA BOA SURPRESA SERIA: The Square - A Praça Tahir.



MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO:
QUEM DEVERIA GANHAR: É Hora de Viajar.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: É Hora de Viajar.
UMA BOA SURPRESA SERIA: Room on the Broom. A falta de técnica é compensada por uma historia adorável.



MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO:
QUEM DEVERIA GANHAR: Não sei, é sempre dificílimo ter acesso aos filmes desta categoria.
QUEM VAI GANHAR NA REAL: The Voorman Problem.

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO:
QUEM DEVERIA GANHAR: Tão difíceis de se assistir quanto os da categoria acima...
QUEM VAI GANHAR NA REAL: The Lady in Number 6.





3 comentários:

  1. Aiaiai, Yuri, fica melhor visualizar teus comentários no blogue do que ouvir todos eles enquanto caminhamos até a parada ou durante uma aula chata. Hehe. Vendo tua lista me dá um dó de não estar indo mais ao cinema como antes. Mas pelo menos assisti Gravidade \o/. Acho que ainda tenho um folder de cinema da época que a gente só não assitia os realmente desprezíveis. A gente tinha assistido uns 90% dos filmes que estavam no folder. Velhos bons tempos.

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  2. Olá, Yuri! Tudo bem? Primeira vez que passo por aqui... =)

    Vou discordar profundamente de ti quando tu falas que a Violet Weston da Meryl Streep é "monofásica, unidimensional e rasa" em "Álbum de Família". Entendo perfeitamente quem desaprova o tom "exagerado" do filme que o John Wells não soube controlar muitas vezes, mas de forma alguma acho a Violet unidimensional.

    Pelo menos duas cenas exemplificam isso. A primeira é aquela em que ela fala sobre o par de botas que tanto queria na infância. Ali fica bem claro o porquê de toda a amargura dela e as razões para ela reproduzir dinâmicas tão complicadas e problemáticas com as próprias filhas.

    Outro momento é o próprio jantar com a família, quando o roteiro ilumina uma geração que acha que os tempos de hoje são muito mais fáceis e menos sofridos. Geração essa que Violet representa muito bem. Quando ela fala da irmã que apanhava com martelos e do falecido marido que morava em um carro por não ter casa, fica evidente, mais uma vez, todo o passado dela e como ele define o que Violet espera da vida e dos filhos, sem nunca estar aberta a mudanças e à possibilidade de considerar que os tempos são outros e precisam ser encarados de forma diferente.

    Enfim, vejo inúmeros momentos e detalhes do texto de Tracy Letts que afastam essa definição de unidimensional. Podem acusar o filme de tudo, mas todos os personagens ali, na minha opinião, são muitíssimo bem explicados. Sem exceção. Até mesmo os que pouco aparecem, como o Benedict Cumberbatch e a Juliette Lewis. Exagerado, novelesco, antiquado... Qualquer coisa. Menos unidimensional na minha percepção :)

    Apesar da discordância dessa vez, voltarei mais vezes por aqui.

    Grande abraço,

    Matheus

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    1. Oi Matheus,

      Vivo dizendo isso ao pessoal que me manda e-mails enfurecidos quando desgosto de algum filme que adoraram ou vice e versa, mas na verdade, aprecio muito quando algum leitor discorda de mim, é sempre uma oportunidade para o debate e o aprofundamento de uma obra. Por exemplo, nunca falei tanto sobre um filme como já me expliquei sobre "Histórias Cruzadas", que detestei, mas como muitas pessoas gostaram, vivo tendo que voltar ao meu texto sobre esse longa pra argumentar os meus motivos, e cada vez compreendo mais o ponto de vista deles e me firmo mais no meu. Hehehehe

      Já houve casos de eu repensar, claro, sempre aberto a discussões aqui.

      Quanto ao "Álbum de Família", permita-me então discordar do que você discorda, sim, não pude escrever com mais detalhes sobre o filme, a temporada de Oscar foi corrida, mas não enxergo estes momentos do roteiro como formas de aprofundar os personagens, revi o o longa outro dia e cada vez mais me soa como uma tola tentativa do texto de apenas deixar a história ainda mais triste. Violet é amargurada? Sim, não vejo problema nenhum em um personagem ser retratado de apenas uma maneira, em apenas um tom, mas é ela profunda e crível? Aí penso que não. E embora sinceramente aprecie o trabalho de Meryl Streep, acho que se a personagem ganha quaisquer traços de maior complexidade, é graças às nuances de sua atuação, não ao texto. O que é o que eu disse de forma resumida acima; Ela está ótima e dando potencial a uma personagem que na verdade é rasa.


      Apesar das discordâncias, espero que realmente volte aqui e deixe comentários sempre que discordar, concordar, etc.

      Visito o Cinema e Argumento sempre que possível.

      Grande Abraço,

      Yuri

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